BLOG

Prevenindo lesões nos esportes

 

 

Praticar esportes competitivos ou por diversão é uma excelente maneira de mantê-lo em boas condições físicas. E se você sofre uma lesão, o tempo longe da atividade não é tão divertido assim.

Siga estas dicas para se evitar lesões e o afastamento da sua atividade

Aquecimento

Um bom aquecimento é fundamental para a prevenção de lesões. O aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos moles, ajudando a prevenir entorses, distensões e roturas. Comece pelo alongamento leve ou iniciando o esporte que você joga lentamente, permitindo que a atividade se torne mais rigorosa gradualmente.

Regularidade

Se você pratica a sua atividade somente no fim de semana, muito cuidado, está é a pior situação possível para as lesões. Procure manter uma regularidade

Treine específico para o seu esporte

O treinamento muscular de base e específico para o seu esporte  é a melhor estratégia para se evitar as lesões. Pratique pelo menos duas vezes por semana uma musculação, treino funcional ou pilates.

Proteja-se

equipamento de segurança não é apenas uma sugestão. Sem equipamento de proteção como um protetor de boca, almofadas ou um capacete, por exemplo, você está colocando-se em maior risco de ferir seriamente os joelhos, mãos, dentes e cabeça.

Não jogue/treine com a dor

Se você sentir dor forte ou aguda, não ignore este sintoma. Preste atenção aos avisos que seu corpo lhe dá. Se você sentir dor nas articulações, dor em uma área específica, inchaço, limitação de movimento, ou dormência, pare a sua actividade e avalie se é ou não é hora de procurar tratamento médico.

Descanse

Quanto mais você treina, não necessariamente, equivale a um melhor desempenho. O descanso é uma parte essencial, ajudando a torná-lo mais forte, prevenir a fadiga e proteger contra o uso excessivo de certos músculos que podem levar a lesões.

Conheça seus limites

Nao exagere nos exercícos, este pode ser o caminho mais rápido para uma lesão

Você quer saber mais sobre como evitar lesões relacionadas aos  esportes?

mais posts

PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA SBOT

Publicado em 06.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Publicado em 07.04.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia
Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da…

Congresso Rio Sport & Health

Publicado em 01.10.2014
Categorias: MMA, Ortopedia
RIO SPORT AND HEALTH 2014 o primeiro Congresso que vai falar sobre Medicina , Saúde e Atividade Física. Abordaremos como é feita toda avaliação e acompanhamento médico de…

Georges St-Pierre: ” TOC interrompeu a carreira “

Publicado em 27.02.2014
Categorias: MMA, Tratamento
Em entrevista ao canal de TV canadense CBC, o agora ex-campeão revelou que teve diagnosticado Transtorno Obsessivo Compulsivo (ou TOC), uma das principais doenças psiquiátricas da atualidade, como…

Instagram