BLOG

O que a medicina vê no Mundial de Judô

Acompanhando as notícias do Mundial de Judô do Rio, que acontece no Maracanãzinho, deparei-me com uma informação interessante sobre as lesões do esporte, principalmente nas articulações e ligamentos. Os atletas que defendem a Seleção Brasileira se deixaram fotografar exibindo, até com certo carinho, as marcas de sua trajetória de vida praticando o judô. São dedos tortos, articulações inchadas e pés que mais parecem saídos de algum desenho animado, demonstrando que o esporte profissional não é moleza e a convivência com a dor é bem rotineira.

Longe de ser algo saudável, pouco recomendado pela medicina, chega a ser impressionante saber que até mesmo as mulheres, que adoram os cuidados com a beleza, não ligam as deformidades adquiridas nas mãos e nas orelhas para alcançar a perfeição da técnica e da forma física que levam o atleta até a medalha de ouro. Por outro lado, o esporte se torna um estilo de vida e isso é inspirador.

A matéria destaca o atleta Eduardo Santos. Ele faz parte da Seleção e disputa a categoria médio (até 90kg). Eduardo diz que já operou os ligamentos e a placa plantar do pé direito. Ele usa esparadrapos para unir os dedos, pois já tem outro ligamento rompido por ali e mais uma cirurgia é necessária.

A medicina esportiva é interessante por conta dessas aventuras que os médicos vivem junto com os atletas. No caso de Eduardo Santos, se ele não estivesse disputando um título mundial, a recomendação seria repouso imediato. Não estaria liberado nem para uma pelada com os amigos. Claro que se trabalha com o ponderável, se a lesão comprometesse a integridade física do atleta ele seria vetado. Por sinal, Eduardo só entrou na equipe após o corte de Tiago Camilo.

Mais detalhes e fotos dos atletas e suas marcas no corpo na página do G1. Parabéns aos repórteres Thierry Gozzer e Raphael Andriolo pela sensibilidade e percepção de detalhes tão imperceptíveis.

@drdanielmma

ortopedia-do-esporte-daniel-carvalho-judo-medicina

mais posts

Handebol feminino do Brasil é Campeão Mundial

Publicado em 22.12.2013
Categorias: Ortopedia
Parabéns para a seleção brasileira feminina de handebol pelo título mundial inédito. Durante anos como atleta desse esporte pouco valorizado no Brasil, fico muito feliz e esperançoso.

ARP quer reforma na Pesagem das lutas

Publicado em 28.03.2014
Categorias: MMA
A pesagem em esportes de luta, como o MMA/UFC, é sempre um momento de sacrifício. Um dia antes de um evento, o atleta precisa entrar no peso de…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…

A medicina e a Copa do Mundo em Curitiba

Publicado em 21.02.2014
Categorias: Ortopedia
Enfim, definidas para valer as sedes da Copa do Mundo no Brasil. Curitiba viveu dias difíceis, quase não foi confirmada por conta do atraso nas obras da Arena…

Instagram