BLOG

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores

 

Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a origem e o tratamento desta lesão ainda necessitam muitos estudos.

Síndrome da banda Illiotibial  é uma das lesões mais comuns de funcionamento hoje, e também uma das menos compreendidas.

 

A banda ileotibial é uma estrutura longa, formada por tecido conjuntivo, que passa lateralmente ao femur, com origem no quadril e inserção na tibia lateral. Tem função de estabilizar o joelho lateralmente durante a corrida. A origem está no desequilíbrio da musculatura, normalmente uma banda fraca, associada a fraqueza da musculatura glútea, fazendo com que a pelve tenda a cair, forçando o momento adutor ( aproximação das coxas) e a rotação interna do joelho, causando maior sobrecarga na região lateral do joelho.

 

O diagnóstico é dor na face lateral do femur quando o joelho esta em 30 graus de flexão, durante ou após a corrida. Piora com joelho flexionado, treinos em descida, passada longa e aumento da atividade.

 

Como melhorar a dor e como evitá-la?

O fortalecimento da musculatura glútea e dos quadris são a melhor estratégia para prevenir e tratar esta sindrome. Estes músculos irão controlar a rotação do fêmur, a posição da pelve e o alongamento a fascia encurtada.

 

mais posts

Manual do Corredor: Como ocorrem as lesões?

Publicado em 05.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Ortopedia
Durante a corrida o corpo recebe sobrecargas de até três vezes o próprio peso. De forma gradual e, com o treinamento, o organismo se adapta naturalmente à absorção…

Pré-temporada do Atlético-PR e Rogério Ceni

Publicado em 15.10.2013
Categorias: Ortopedia
Interessante observar a dificuldade das equipes em manter a pegada durante todo o Campeonato Brasileiro. Especialmente este ano, alguns dos principais jogares dos maiores clubes de futebol do…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…

MMA em Belo Horizonte suspensões médicas

Publicado em 06.09.2013
Categorias: MMA
Ainda sobre o evento do UFC Belo Horizonte, gostaríamos de destacar que essa foi uma das etapas com muito poucos atendimentos médicos e menos lesões. Foram: Sutura em Yuri…

Instagram