BLOG

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da falta preparo da musculatura. No entanto, existem situações em que a patela tem uma TENDÊNCIA À SAIR DO LUGAR, A LUXAÇÃO DA PATELA.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Lado esquerdo, posicionamento normal da patela. Lado direito, luxação da patela

Cabe uma observação : o termo LUXAÇÃO geralmente é empregado de forma ERRADA, trazendo uma idéia de que é um problema SEM IMPORTÂNCIA. A LUXAÇÃO É UMA LESÃO GRAVE E OCORRE QUANDO A PATELA SAI DO LUGAR DE CONTATO COM O FÊMUR   DEFINIÇÃO: Subluxação = quando a patela não sai totalmente do lugar – Luxação  = quando a patela sai do lugar ( muitas vezes pode voltar sozinha ou algimas vezes, necessitar ser recolocada pelo médico no hospital)

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

CAUSAS: – Traumáticas: aquela que ocorre após um trauma local na patela, deslocando do seu lugar. Geralmente,  nesses casos, ocorre lesão do ligamento patelofemural medial –  Anatômicas : são as mais COMUNS e estão relacionadas com ALTERAÇÕES NO FORMATO DA PATELA E JOELHO que contribuem para que ela saia do lugar.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Ressonância Magnética: Seta mostra lesão do ligamento patelofemural medial, que faz a sustentação da patela

DIAGNÓSTICO: Definir quais alterações são importantes para que a patela saia do lugar. O RAIO X e a TOMOGRAFIA  identificam quais alterações no formato do joelho contribuem para a luxação. A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, identifica as lesões da cartilagem e lesão do ligamento patelofemural medial

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Raio x do joelho mostrando a patela fora do lugar

  COMO PREVINIR: Reequilíbrio muscular orientado por profissional habilitado, visando o trabalho da musculatura do quadríceps, principalmente o músculo vasto medial oblíquo. No entanto, muitos casos podem necessitar CIRURGIA DO JOELHO   TRATAMENTOS: Conservador:

  • Controle da dor, logo após uma luxação
  • Após controle da dor: treinar a Flexibilidade + Resistência / Força muscular.
  • Orientação das amplitudes dos aparelhos na musculação

Cirúrgico: Existem vários tipos de cirurgia e o mais o importante é o ESPECIALISTA DE JOELHO, identificar quais fatores corrigir durante a cirurgia. NOS CASOS EM QUE A PATELA SAI DO LUGAR COM FREQUÊNCIA E QUE NÃO OBTIVERAM RESULTADOS DE MELHORA COM O TRATAMENTO CONSERVADOR. Siga nossa fanpage: https://www.facebook.com/ortopediadoesporte

mais posts

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Publicado em 17.04.2014
Categorias: Ortopedia
Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir…

Tratamento com Plasma Rico em Plaquetas – PRP

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
O que é PRP? Significa Plasma Rico em Plaquetas. Plasma é a parte líquida do sangue que, após preparação, fica enriquecido com as plaquetas responsáveis pela reparação e…

Lesão do joelho na academia, o que é perigoso?

Publicado em 19.06.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
Os exercícios dentro da academia, quando bem orientados, trazem muitos benefícios. Isso todo mundo já sabe, e cada vez mais, a busca por profissionais habilitados para a prescrição…

Precaução e segurança nos esportes

Publicado em 10.01.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
O início de 2014 foi um tanto quanto conturbado para dois esportistas muito queridos mundialmente: Anderson Silva, que fraturou a tíbia ao perder a chamada “luta do século”…

Instagram