BLOG

Prevenindo lesões nos esportes

 

 

Praticar esportes competitivos ou por diversão é uma excelente maneira de mantê-lo em boas condições físicas. E se você sofre uma lesão, o tempo longe da atividade não é tão divertido assim.

Siga estas dicas para se evitar lesões e o afastamento da sua atividade

Aquecimento

Um bom aquecimento é fundamental para a prevenção de lesões. O aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos moles, ajudando a prevenir entorses, distensões e roturas. Comece pelo alongamento leve ou iniciando o esporte que você joga lentamente, permitindo que a atividade se torne mais rigorosa gradualmente.

Regularidade

Se você pratica a sua atividade somente no fim de semana, muito cuidado, está é a pior situação possível para as lesões. Procure manter uma regularidade

Treine específico para o seu esporte

O treinamento muscular de base e específico para o seu esporte  é a melhor estratégia para se evitar as lesões. Pratique pelo menos duas vezes por semana uma musculação, treino funcional ou pilates.

Proteja-se

equipamento de segurança não é apenas uma sugestão. Sem equipamento de proteção como um protetor de boca, almofadas ou um capacete, por exemplo, você está colocando-se em maior risco de ferir seriamente os joelhos, mãos, dentes e cabeça.

Não jogue/treine com a dor

Se você sentir dor forte ou aguda, não ignore este sintoma. Preste atenção aos avisos que seu corpo lhe dá. Se você sentir dor nas articulações, dor em uma área específica, inchaço, limitação de movimento, ou dormência, pare a sua actividade e avalie se é ou não é hora de procurar tratamento médico.

Descanse

Quanto mais você treina, não necessariamente, equivale a um melhor desempenho. O descanso é uma parte essencial, ajudando a torná-lo mais forte, prevenir a fadiga e proteger contra o uso excessivo de certos músculos que podem levar a lesões.

Conheça seus limites

Nao exagere nos exercícos, este pode ser o caminho mais rápido para uma lesão

Você quer saber mais sobre como evitar lesões relacionadas aos  esportes?

mais posts

MMA em Belo Horizonte suspensões médicas

Publicado em 06.09.2013
Categorias: MMA
Ainda sobre o evento do UFC Belo Horizonte, gostaríamos de destacar que essa foi uma das etapas com muito poucos atendimentos médicos e menos lesões. Foram: Sutura em Yuri…

CABMMA segue Comissão de Nevada e proíbe TRT

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Após Vitor Belfort desistir da disputa do Cinturão dos Médios pela proibição do uso do TRT, Dr. Márcio Tannure, chefe do comitê médico da Comissão Atlética Brasileira de…

Sábado tem UFC Rio4 e hoje tem Neymar e Messi

Publicado em 02.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Só para mencionar o quanto é perceptível a diferença publicitária de hoje em relação as estreias de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo ou Ronaldinho Gaucho no Barcelona. Pouco se…

Dicas para atividade física no Outono-Inverno

Publicado em 25.03.2014
Categorias: Medicina Esportiva
O post de hoje é sobre a prevenção. O verão terminou e muitas pessoas que aproveitaram a temporada de calor para começar uma atividade física devem continuar com…

Instagram