BLOG

Praticando corrida de rua saudável

A medicina conta com inúmeras especialidades, dentre elas a ortopedia, que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar enfermidades relacionadas a partes do corpo como os músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos, ou seja, tudo o que se relaciona ao sistema esquelético locomotor. Essas vertentes de atuação do médico especialista incluem o tratamento de joelho, ombros e traumatologia esportiva, incluindo modalidades como o MMA, (agora reconhecido oficialmente como prática desportiva), o futebol e a corrida de rua. Claro que, em outra oportunidade, citaremos as outras modalidades.

Sobre a corrida, é muito bacana ver como o curitibano aderiu às provas e eventos organizados por órgãos públicos e instituições privadas. Em quase todos os finais de semana do ano acontecem encontros de corredores para competir, e a adesão é massiva. Por outro lado, um dado importante a se saber antes de sair correndo por aí é que a prática desportiva requer cuidados médicos, desde os exames de rotina, que dão carta branca para o paciente iniciar um esporte, até a prevenção e tratamento de lesões. É muito comum que atletas amadores e profissionais sofram com as torções, fraturas e deslocamentos das articulações. Isso ocorre, muitas vezes, por falta de atenção com os equipamentos ou, simplesmente, por erros na dosagem da carga de exercícios, não descartando as irregularidades no terreno, algo que prejudica muito os corredores.

Precauções para uma boa corrida
Para exercitar-se com tranquilidade, investigue bem o local. Procure conhecer as suas imperfeições, buracos, subidas e descidas e tempo de ida e volta. Use um tênis adequado para o seu biotipo e troque-o a cada seis meses. Faça um bom aquecimento antes de dar o start inicial, pois é no arranque, ainda com os músculos frios e inativos, que surgem boa parte das lesões. Tomando essas medidas e se alimentando com qualidade, a atividade física fica muito mais saudável. Em Curitiba, o Parque Barigui é um bom lugar para começar. Mas lembre-se: para iniciar qualquer tipo de atividade procure um médico primeiro.

Até a próxima!

@drdanielmma

mais posts

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Publicado em 17.04.2014
Categorias: Ortopedia
Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…

Artroscopia do joelho em Curitiba

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
A artroscopia do joelho é uma técnica cirúrgica moderna, minimamente invasiva, onde o cirurgião utiliza uma pequena câmera, que proporciona uma visão clara, para diagnosticar e tratar as…

MANUAL DO CORREDOR: CANELITE

Publicado em 18.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
  Nome popular da síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia ( inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e…

Instagram