BLOG

Praticando corrida de rua saudável

A medicina conta com inúmeras especialidades, dentre elas a ortopedia, que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar enfermidades relacionadas a partes do corpo como os músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos, ou seja, tudo o que se relaciona ao sistema esquelético locomotor. Essas vertentes de atuação do médico especialista incluem o tratamento de joelho, ombros e traumatologia esportiva, incluindo modalidades como o MMA, (agora reconhecido oficialmente como prática desportiva), o futebol e a corrida de rua. Claro que, em outra oportunidade, citaremos as outras modalidades.

Sobre a corrida, é muito bacana ver como o curitibano aderiu às provas e eventos organizados por órgãos públicos e instituições privadas. Em quase todos os finais de semana do ano acontecem encontros de corredores para competir, e a adesão é massiva. Por outro lado, um dado importante a se saber antes de sair correndo por aí é que a prática desportiva requer cuidados médicos, desde os exames de rotina, que dão carta branca para o paciente iniciar um esporte, até a prevenção e tratamento de lesões. É muito comum que atletas amadores e profissionais sofram com as torções, fraturas e deslocamentos das articulações. Isso ocorre, muitas vezes, por falta de atenção com os equipamentos ou, simplesmente, por erros na dosagem da carga de exercícios, não descartando as irregularidades no terreno, algo que prejudica muito os corredores.

Precauções para uma boa corrida
Para exercitar-se com tranquilidade, investigue bem o local. Procure conhecer as suas imperfeições, buracos, subidas e descidas e tempo de ida e volta. Use um tênis adequado para o seu biotipo e troque-o a cada seis meses. Faça um bom aquecimento antes de dar o start inicial, pois é no arranque, ainda com os músculos frios e inativos, que surgem boa parte das lesões. Tomando essas medidas e se alimentando com qualidade, a atividade física fica muito mais saudável. Em Curitiba, o Parque Barigui é um bom lugar para começar. Mas lembre-se: para iniciar qualquer tipo de atividade procure um médico primeiro.

Até a próxima!

@drdanielmma

mais posts

Artrose no joelho, Tratamento sem Cirurgia em Curitiba

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
ARTROSE DO JOELHO – TRATAMENTO SEM CIRURGIA EM CURITIBA INFILTRAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO   O que é ácido hialurônico? é um importante componente do líquido sinovial ( líquido que…

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

Publicado em 05.08.2013
Categorias: MMA, Ortopedia
José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com…

Parabéns – 9 de outubro – Dia do Atletismo

Publicado em 09.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
História: Conjunto de atividades esportivas que envolvem corrida, salto e arremessos. Tem origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia antiga, em 776 a.c. Hoje, tornou-se um espetáculo mundial e…

10 dicas para a saúde do seu joelho

Publicado em 21.05.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
    1. Pratique esportes: O esporte ajuda na melhora do condicionamento muscular e controle do peso   2. Faça um acompanhamento médico: A avaliação clínica detecta possíveis…