BLOG

Praticando corrida de rua saudável

A medicina conta com inúmeras especialidades, dentre elas a ortopedia, que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar enfermidades relacionadas a partes do corpo como os músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos, ou seja, tudo o que se relaciona ao sistema esquelético locomotor. Essas vertentes de atuação do médico especialista incluem o tratamento de joelho, ombros e traumatologia esportiva, incluindo modalidades como o MMA, (agora reconhecido oficialmente como prática desportiva), o futebol e a corrida de rua. Claro que, em outra oportunidade, citaremos as outras modalidades.

Sobre a corrida, é muito bacana ver como o curitibano aderiu às provas e eventos organizados por órgãos públicos e instituições privadas. Em quase todos os finais de semana do ano acontecem encontros de corredores para competir, e a adesão é massiva. Por outro lado, um dado importante a se saber antes de sair correndo por aí é que a prática desportiva requer cuidados médicos, desde os exames de rotina, que dão carta branca para o paciente iniciar um esporte, até a prevenção e tratamento de lesões. É muito comum que atletas amadores e profissionais sofram com as torções, fraturas e deslocamentos das articulações. Isso ocorre, muitas vezes, por falta de atenção com os equipamentos ou, simplesmente, por erros na dosagem da carga de exercícios, não descartando as irregularidades no terreno, algo que prejudica muito os corredores.

Precauções para uma boa corrida
Para exercitar-se com tranquilidade, investigue bem o local. Procure conhecer as suas imperfeições, buracos, subidas e descidas e tempo de ida e volta. Use um tênis adequado para o seu biotipo e troque-o a cada seis meses. Faça um bom aquecimento antes de dar o start inicial, pois é no arranque, ainda com os músculos frios e inativos, que surgem boa parte das lesões. Tomando essas medidas e se alimentando com qualidade, a atividade física fica muito mais saudável. Em Curitiba, o Parque Barigui é um bom lugar para começar. Mas lembre-se: para iniciar qualquer tipo de atividade procure um médico primeiro.

Até a próxima!

@drdanielmma

mais posts

Conheça as lesões mais comuns no surf

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Ortopedia
A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica…

Prevenindo lesões nos esportes

Publicado em 15.11.2016
Categorias: Medicina Esportiva
    Praticar esportes competitivos ou por diversão é uma excelente maneira de mantê-lo em boas condições físicas. E se você sofre uma lesão, o tempo longe da…

Assessoria Médica Esportiva Serginho Moraes

Publicado em 18.11.2013
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Foto antes da cirurgia | Arquivo pessoal O lutador Serginho Moraes foi operado do joelho na manhã desta segunda-feira (18), após ter sido cortado na semana passada do…

Irresponsabilidade na Copa

Publicado em 19.06.2014
Categorias: Ortopedia
O lateral da seleção uruguaia, Álvaro Pereira (joga no São Paulo), se recusou a sair de campo após sofrer uma concussão e ficar desacordado por pelo menos dois…