BLOG

O NOVO SUSTO DO SPIDER

 

Anderson Silva passou por um grande susto no fim da manhã de segunda-feira. Após um treino de jiu-jítsu na academia XGym, no Rio de Janeiro, o lutador sentiu fortes dores nas costas ao tentar se levantar e caiu no chão. Chorando de dor, o Spider se desesperou ainda mais ao constatar que não estava sentindo as pernas, o que durou alguns minutos. Após avaliação através de exames de imagem e de seu médico particular, dr Márcio Tannure, nada de grave foi constatado.

Más, o que aconteceu com o Spider?

O diagnóstico foi de lombalgia (dores na região lombar) aguda, e Anderson recebeu alta na manhã desta terça, depois de passar a noite sob cuidados médicos por precaução. Ele está bem, e tudo não passou de um grande susto

O Dr. Márcio Tannure, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) e médico pessoal de Anderson Silva, acompanhou o caso de perto e tranquilizou os fãs do lutador. Segundo Tannure, o fato de o Spider não ter sentido as pernas em determinado momento é uma coisa normal, pois foi uma espécie de reflexo, ou seja, a compressão neurológica causou dores que foram irradiadas para os membros inferiores.

– Realmente foi um susto. Ele sentiu uma dor aguda por causa da contratura. Dói muito, realmente, mas não vai mudar nada em termos de treinamento. O problema que ele teve justifica a dor, mas não vai resultar num afastamento dele, nem no cancelamento da luta – disse Tannure

Fonte: Canal Combate

dor muscular ortopedia do esporte

 

O QUE É LOMBALGIA

A dor lombar constitui uma causa freqüente de morbidade e incapacidade, sendo sobrepujada apenas pela cefaléia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam o homem.

DEFINIÇÃO: Dor na região mais baixa da coluna

ORIGEM :

– Primárias ( congênitas e genéticas)

– Secundárias ( adquiridas = neoplásicas, inflamatórias, infecciosas, metabólicas, traumáticas, degenerativas e funcionais.

Sem sombra de dúvidas, as causas Funcionais são as mais comuns. ( má postura, desequilíbrios musculares, sedentariasmo e sobrecarga na coluna).

DIAGNÓSTICO: feito através do exame físico e exames de imagem ( Rx, Tomografia e Ressonância Magnética

TRATAMENTOS:

– Na crise aguda = repouso, antinflamatórios e analgésicos.

– Dores Crônicas = fisioterapia, treinos funcionais e de pilates para fortalecimento do CORE ( conjunto de músculos que dão sustentação para a coluna lombar)

OPINIÃO:

Cada vez mais observo esta queixa no consultório, independente do nível de atividade do atleta. No caso de Anderson Silva, um atleta de altíssimo rendimento, o nível de atividade e preparação ao longo da vida, proporcionam alterações “negativas” para coluna, principalmente desgaste precoce.

Para praticantes de atividade física recreacional , tenho recomendado o pilates e o treinamento funcional, embasado em trabalhos atuais que preconizam o treinamento do CORE ( acompanhe matéria: http://www.ortopediadoesporte.com.br/treinamento-funcional-no-pilates/)

 

 

 

mais posts

MMA em Belo Horizonte suspensões médicas

Publicado em 06.09.2013
Categorias: MMA
Ainda sobre o evento do UFC Belo Horizonte, gostaríamos de destacar que essa foi uma das etapas com muito poucos atendimentos médicos e menos lesões. Foram: Sutura em Yuri…

Cirúrgia de Artroplastia (Prótese de Joelho)

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
Objetivo: Tratamento das artroses graves do joelho através da substituição da articulação por uma prótese Procedimento 1) Corte ósseo do fêmur e colocação do implante. 2) Corte ósseo…

CABMMA segue Comissão de Nevada e proíbe TRT

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Após Vitor Belfort desistir da disputa do Cinturão dos Médios pela proibição do uso do TRT, Dr. Márcio Tannure, chefe do comitê médico da Comissão Atlética Brasileira de…

Dr. Daniel Carvalho no programa Nocaute

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Um dos programas interessantes de rádio que falam sobre lutas é o Nocaute Transamérica. Às segundas-feiras, um convidado diferente vai ao estúdio para comentar as novidades e notícias…