BLOG

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial de um ou mais tecidos, ou descrita em termos de tal dano” (Associação Internacional para o estudo da Dor).

NO PAIN, NO GAIN (sem dor, sem ganho). Quem nunca escutou esta frase na academia ou no seu grupo de corrida?

No esporte, a dor é um dos parâmetros limitadores do rendimento e alerta para o surgimento ou agravamento de uma lesão. Existem situações onde a dor é natural durante ou após a atividade, no entanto, se é persistente, algo de errado está ocorrendo.

Fique atento

  • Dor aguda ocorre subitamente, tendo um período de curta duração (horas à semanas). Tem origem em lesões teciduais, processos inflamatórios ou doenças.
  • Dor crônica ocorre em um período de longa duração (meses à anos). Tem origem em doenças crônicas, degenerativas ou em lesões não tratadas.

A percepção e interpretação da dor podem ser modificadas por fatores sociais, sexo, raça, nível socioeconômico e nível de atividade.

O entendimento das diferentes formas de dor que o esportista experimenta no decorrer da vida, facilita o diagnóstico precoce e o tratamento das lesões.

Dúvidas e informações: [email protected].

mais posts

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…

Artrose no joelho, Tratamento sem Cirurgia em Curitiba

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
ARTROSE DO JOELHO – TRATAMENTO SEM CIRURGIA EM CURITIBA INFILTRAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO   O que é ácido hialurônico? é um importante componente do líquido sinovial ( líquido que…

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

Publicado em 30.04.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
BOLHAS CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho. ORIGEM: descolamento da parte…

Conheça as lesões mais comuns no surf

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Ortopedia
A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica…

Instagram