BLOG

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial de um ou mais tecidos, ou descrita em termos de tal dano” (Associação Internacional para o estudo da Dor).

NO PAIN, NO GAIN (sem dor, sem ganho). Quem nunca escutou esta frase na academia ou no seu grupo de corrida?

No esporte, a dor é um dos parâmetros limitadores do rendimento e alerta para o surgimento ou agravamento de uma lesão. Existem situações onde a dor é natural durante ou após a atividade, no entanto, se é persistente, algo de errado está ocorrendo.

Fique atento

  • Dor aguda ocorre subitamente, tendo um período de curta duração (horas à semanas). Tem origem em lesões teciduais, processos inflamatórios ou doenças.
  • Dor crônica ocorre em um período de longa duração (meses à anos). Tem origem em doenças crônicas, degenerativas ou em lesões não tratadas.

A percepção e interpretação da dor podem ser modificadas por fatores sociais, sexo, raça, nível socioeconômico e nível de atividade.

O entendimento das diferentes formas de dor que o esportista experimenta no decorrer da vida, facilita o diagnóstico precoce e o tratamento das lesões.

Dúvidas e informações: [email protected].

mais posts

SURF E LESÕES. PREVINA-SE

Publicado em 05.01.2015
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
O verão está ai, e as praias estão cheias de praticantes do surf. A maioria das lesões são causados ​​por colisões com outros surfistas na água, prancha ou com…

Visita ao Centro de Treinamento Team Nogueira

Publicado em 05.09.2013
Categorias: Imprensa, MMA
Após o UFC Belo Horizonte, Dr. Daniel Carvalho está no Rio de Janeiro, para o Primeiro Congresso Brasileiro de MMA, que acontece amanhã, dia 6 de setembro. Aproveitando…

ARP quer reforma na Pesagem das lutas

Publicado em 28.03.2014
Categorias: MMA
A pesagem em esportes de luta, como o MMA/UFC, é sempre um momento de sacrifício. Um dia antes de um evento, o atleta precisa entrar no peso de…

Manual do Corredor. Corrida na Esteira ou na Rua

Publicado em 07.04.2016
Categorias: Ortopedia
Sempre uma dúvida para quem esta iniciando ou até mesmo para o corredor mais experiente. Mas afinal, qual a diferença?   A corrida na esteira é mais fácil,…

Instagram