BLOG

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores

 

Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a origem e o tratamento desta lesão ainda necessitam muitos estudos.

Síndrome da banda Illiotibial  é uma das lesões mais comuns de funcionamento hoje, e também uma das menos compreendidas.

 

A banda ileotibial é uma estrutura longa, formada por tecido conjuntivo, que passa lateralmente ao femur, com origem no quadril e inserção na tibia lateral. Tem função de estabilizar o joelho lateralmente durante a corrida. A origem está no desequilíbrio da musculatura, normalmente uma banda fraca, associada a fraqueza da musculatura glútea, fazendo com que a pelve tenda a cair, forçando o momento adutor ( aproximação das coxas) e a rotação interna do joelho, causando maior sobrecarga na região lateral do joelho.

 

O diagnóstico é dor na face lateral do femur quando o joelho esta em 30 graus de flexão, durante ou após a corrida. Piora com joelho flexionado, treinos em descida, passada longa e aumento da atividade.

 

Como melhorar a dor e como evitá-la?

O fortalecimento da musculatura glútea e dos quadris são a melhor estratégia para prevenir e tratar esta sindrome. Estes músculos irão controlar a rotação do fêmur, a posição da pelve e o alongamento a fascia encurtada.

 

mais posts

UFC Jaraguá terá presença da CABMMA

Publicado em 11.02.2014
Categorias: Imprensa, MMA
Esta semana tem UFC em Jaraguá do Sul. A programação já começa nesta quarta-feira (12), com a apresentação promocional do atleta Junior Cigano, que estará no Park Shopping…

Exercícios físicos não inibem o crescimento

Publicado em 01.06.2014
Categorias: Medicina Esportiva
Interessantes as matérias da medicina que provocam polêmica. Não no sentido pejorativo da palavra, e sim, as que geram debates em diferentes linhas de pensamento. Isso provoca o…

Fraturas por estresse são bem comuns

Publicado em 25.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Começamos definindo a palavra estresse, que, no caso de fratura, nada tem a ver com o estado mental, de saúde ou de espírito do indivíduo. Falamos de carga…

MANUAL DO CORREDOR: FRATURA POR ESTRESS

Publicado em 25.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
As fraturas por estress podem atingir até 20% de todas as lesões esportivas. O número é considerado alto e são comuns em diferentes modalidades como o atletismo, futebol, basquete,…