manual do corredor

| 07.mai.2016 | Postado por

Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores

dor no joelho

Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a origem e o tratamento desta lesão ainda necessitam muitos estudos.

Síndrome da banda Illiotibial  é uma das lesões mais comuns de funcionamento hoje, e também uma das menos compreendidas.

 

A banda ileotibial é uma estrutura longa, formada por tecido conjuntivo, que passa lateralmente ao femur, com origem no quadril e inserção na tibia lateral. Tem função de estabilizar o joelho lateralmente durante a corrida. A origem está no desequilíbrio da musculatura, normalmente uma banda fraca, associada a fraqueza da musculatura glútea, fazendo com que a pelve tenda a cair, forçando o momento adutor ( aproximação das coxas) e a rotação interna do joelho, causando maior sobrecarga na região lateral do joelho.

manual do corredor

O diagnóstico é dor na face lateral do femur quando o joelho esta em 30 graus de flexão, durante ou após a corrida. Piora com joelho flexionado, treinos em descida, passada longa e aumento da atividade.

manual do corredor

Como melhorar a dor e como evitá-la?

O fortalecimento da musculatura glútea e dos quadris são a melhor estratégia para prevenir e tratar esta sindrome. Estes músculos irão controlar a rotação do fêmur, a posição da pelve e o alongamento a fascia encurtada.