BLOG

Manual do Corredor: Riscos da passada larga

Deseja executar uma corrida saudável para sempre?

Cerca de 65-75% dos corredores irão experimentar alguma lesão ao longo de 1 ano. Isso faz com que a execução correta da corrida e uma preparação específica seja sempre necessária.
A lista de lesao na corrida é extensa, mas um dos mais  importantes, segundo estudos recentes, está relacionada com a passada longa ou overstrading. Overstrading ( OH – figura)  pode ser medida através de uma linha invisível que vai da perpendicular do centro de massa de seu corpo ( 5 vértebra lombar até o solo) até onde o seu pé toca no chão.

 

 

Quanto maior for o passo, maior será a quantidade de deslocamento vertical e consequentemente, mais alto e mais longe será a sua passada, dificultando a aterrisagem. Esta combinação da biomecânica da corrida pode levar a maiores sobrecargas sobre o copro, principalmente o seu joelho. Algumas pessoas têm força suficiente para absorver este impacto excessívo, mas a grande maioria não. Mesmo aqueles que possuem uma mecânica favorável para a absorção, não é fisiologicamente eficiente produzir maior carga do que o necessário.


A maneira mais adequada para saber se voce está executando uma passada em overstrading, é realizar uma avaliação biomecânica da corrida para que seu treinador corrija esta alteração o quanto antes.


2 maneiras de melhorar a passada larga – Overstriding


1. AUMENTE A SUA CADÊNCIA. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin investigaram o aumento do numero de passos reduziriam as forças de impacto, concluíram que os aumentos sutis na cadência pode reduzir substancialmente a carga nas articulações do quadril e joelho durante a corrida e pode ser benéfico na prevenção e tratamento de lesões comuns da corrida.


2. MELHORE O PADRÃO DA PISADA, evitando, se possível, a pisada com o calcanhar. 

Procure sempre a orientação de um especialista

mais posts

Dedé Pederneiras fala do treinamento de José Aldo

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
Interessante saber que durante o treinamento preparatório para uma luta de MMA, normalmente, o lutador disputa um round a mais do que o determinado na luta oficial. Por…

Congresso Rio Sport & Health

Publicado em 01.10.2014
Categorias: MMA, Ortopedia
RIO SPORT AND HEALTH 2014 o primeiro Congresso que vai falar sobre Medicina , Saúde e Atividade Física. Abordaremos como é feita toda avaliação e acompanhamento médico de…

Manual do Corredor: O Início

Publicado em 21.11.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
Correr é simples? Qualquer pessoa pode correr? Essas são questões freqüentes no consultório, e uma única resposta não existe. O que costumo dizer é que, se você estiver…

CABMMA segue Comissão de Nevada e proíbe TRT

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Após Vitor Belfort desistir da disputa do Cinturão dos Médios pela proibição do uso do TRT, Dr. Márcio Tannure, chefe do comitê médico da Comissão Atlética Brasileira de…

Instagram