BLOG

Manual do corredor: Princípios do Treinamneto

Preparação Física: Princípios do Treinamento

Em qualquer atividade física, a preparação física tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo. Uma “preparação de base” bem feita é necessária para que se evitem lesões, muitas vezes, incapacitantes para o esporte.

Treinamento é a variedade de estímulos que propiciam um aumento planejado da capacidade máxima do rendimento físico. Treinar,é tornar um indivíduo apto a realizar uma tarefa ou cumprir um objetivo, por meio de uma série de repetições sistemáticas de movimentos, planejadas e orientados.

À medida em que evoluímos dentro de um plano de treinamento, nos adaptamos fisicamente. A preparação física deve ser norteada pelo equilíbrio de uma série de componentes: quantidade, intensidade, freqüência das sessões, tipo de exercício realizado, descanso e alimentação.

A capacidade para desenvolver esses componentes fazem parte da nossa fisiologia e não são iguais para todos. Por isso, devemos respeitar os princípios fisiológicos do treinamento

 

Princípio da Sobrecarga:

Para o indivíduo adquirir aptidão física, os sistemas orgânico ou fisiológicos devem ser submetidos a cargas e esforços que provoquem adaptações. Isto é, provocar um esforço por meio do qual o organismo é obrigado a responder aos estímulos para se adaptar.

Se os estímulos forem insuficientes ou muito intensos não acontecerão adaptações significativas.

 

Princípio da Especificidade

As principais mudanças que ocorrem durante o processo de treinamento acontecem somente nas estruturas que são responsáveis pela atividade física executada. Em outras palavras, quem corre irá desenvolver adaptações para corrida. Outras modalidades podem contribuir, porém, não substituir o rendimento de um plano de treino para a corrida.

 

Princípio da Reversibilidade

Todas as mudanças ocasionadas pelo processo de treinamento físico são de caráter transitório. Ou seja, elas podem ser perdidas caso o treinamento seja interrompido.

 

Princípio da variabilidade:

Prediz alterações nas cargas de trabalho e no tipo de atividade física praticada em todas as fases do treinamento para que o praticante da atividade física sofra constantemente alternância de ativação das vias metabólicas. Quando não se aplica esse princípio, corremos o risco de promover estagnação nos processos adaptativos e nas capacidades biomotoras treinadas naquele momento.

 

Princípio da individualidade biológica:

As respostas adaptativas ao treinamento são individuais, ou seja, indivíduos distintos, submetidos a protocolos de treinamento idênticos em sua concepção, apresentarão respostas adaptativas diferentes em relação à sua magnitude.

 

 

Dicas:

• Defina objetivos claros e alcançáveis

• Espere resultados a médio e longo prazo sem querer acelerar um processo de treino para isso

• O treinamento deve ser estruturado por um profissional que entenda do assunto

• Não realize treinos de outras pessoas ou treinos prontos da internet, lembre-se do princípio da individualidade biológica

• Torne seu treino prazeroso

 

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte
 @drdanielmma
@dr_danielcarvalho

 

 

 

mais posts

Cuidados para evitar a desidratação

Publicado em 06.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva
Desidratação, como todos sabemos, ocorre quando o corpo perde líquido. Por questão de fisiologia, os organismos vivos precisam de água para trocar reações, portanto, é bom ficar de…

MANUAL DO CORREDOR: FRATURA POR ESTRESS

Publicado em 25.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
As fraturas por estress podem atingir até 20% de todas as lesões esportivas. O número é considerado alto e são comuns em diferentes modalidades como o atletismo, futebol, basquete,…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

Manual do Corredor. Corrida na Esteira ou na Rua

Publicado em 07.04.2016
Categorias: Ortopedia
Sempre uma dúvida para quem esta iniciando ou até mesmo para o corredor mais experiente. Mas afinal, qual a diferença?   A corrida na esteira é mais fácil,…

Instagram