BLOG

Manual do Corredor: O Tênis Ideal

 

O tipo de movimento do pé é muito importante para a eficiência da corrida. Pisadas com movimentos inadequados podem causar lesões.

Sempre muito discutido entre os praticantes da corrida, o tipo de tênis precisa estar adequado à anatomia e biomecânica de cada um.

Importante lembrar que o formato do pé não define qual o tipo de pisada, para isso, o teste da pisada deve ser dinâmico, ou seja, correndo.

Existem três formatos dos pés quando estamos parados.

Pés cavos tendem a ser muito rígidos. Pés rígidos necessitam de Absorção de impacto

Pés planos tendem a ser muito frouxos. Pés móveis necessitam de Estabilidade

 

Quando corremos, podemos apresentar três tipos de pisada: neutra, pronada ou supinada. Esses são termos relacionados com a movimentação do tornozelo, e tanto a pronação, como a supinação devem estar presentes durante a marcha e corrida. A classificação do corredor irá depender de qual desses movimentos é predominante.

 

Neutra:

A pisada começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. É conseqüência de uma planta com um arco que vai até a metade da altura do pé.

Tênis: que apresente um bom sistema de amortecimento de impacto.

neutro oficial

 

neutra foto

 

Pronada:

Pisada toca o solo com a parte externa do calcanhar e em seguida, rola o pé excessivamente para dentro em conseqüência da ausência de curvatura.

Tênis: deve possuir a parte interna da entressola (entre a palmilha e a sola do calçado) mais dura e/ou reforçada para restringir a mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada.

 

pronada oficial

pronada foto

 

 

 

 

 

Supinada:

Pisada inicia na borda externa do calcanhar e continua na mesma linha. A pisada supinada,ou para fora, é o tipo mais raro e o mais danoso ao corredor, que

neste caso tem o arco da planta do pé extremamente elevado. Esse formato faz com que o pé aterrisse de forma rígida no solo, distribuindo muito mal o impacto gerado pelas passadas.

Tênis: entressola com um eficiente sistema de absorção de impacto, que amorteça consideravelmente suas passadas.

supinada oficia

supinado foto

 

 

 

 

 

 

mais posts

A medicina e a Copa do Mundo em Curitiba

Publicado em 21.02.2014
Categorias: Ortopedia
Enfim, definidas para valer as sedes da Copa do Mundo no Brasil. Curitiba viveu dias difíceis, quase não foi confirmada por conta do atraso nas obras da Arena…

Uma chance é tudo o que você precisa

Publicado em 12.09.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Jesse Owens, o atleta que desafiou o nazismo ao conquistar 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, estaria completando 100 anos hoje, 12 de setembro de…

Pesagem Teixeira versus Bader

Publicado em 03.09.2013
Categorias: MMA
Esta semana, o UFC quebra um pouco a sua rotina e acontece na quarta-feira, dia 4 de setembro, com Teixeira versus Bader, lutando em Belo Horizonte. Já por…

Manual do Corredor: O Alongamento

Publicado em 26.02.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida? O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito…

Instagram