BLOG

Manual do Corredor: O Tênis Ideal

 

O tipo de movimento do pé é muito importante para a eficiência da corrida. Pisadas com movimentos inadequados podem causar lesões.

Sempre muito discutido entre os praticantes da corrida, o tipo de tênis precisa estar adequado à anatomia e biomecânica de cada um.

Importante lembrar que o formato do pé não define qual o tipo de pisada, para isso, o teste da pisada deve ser dinâmico, ou seja, correndo.

Existem três formatos dos pés quando estamos parados.

Pés cavos tendem a ser muito rígidos. Pés rígidos necessitam de Absorção de impacto

Pés planos tendem a ser muito frouxos. Pés móveis necessitam de Estabilidade

 

Quando corremos, podemos apresentar três tipos de pisada: neutra, pronada ou supinada. Esses são termos relacionados com a movimentação do tornozelo, e tanto a pronação, como a supinação devem estar presentes durante a marcha e corrida. A classificação do corredor irá depender de qual desses movimentos é predominante.

 

Neutra:

A pisada começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. É conseqüência de uma planta com um arco que vai até a metade da altura do pé.

Tênis: que apresente um bom sistema de amortecimento de impacto.

neutro oficial

 

neutra foto

 

Pronada:

Pisada toca o solo com a parte externa do calcanhar e em seguida, rola o pé excessivamente para dentro em conseqüência da ausência de curvatura.

Tênis: deve possuir a parte interna da entressola (entre a palmilha e a sola do calçado) mais dura e/ou reforçada para restringir a mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada.

 

pronada oficial

pronada foto

 

 

 

 

 

Supinada:

Pisada inicia na borda externa do calcanhar e continua na mesma linha. A pisada supinada,ou para fora, é o tipo mais raro e o mais danoso ao corredor, que

neste caso tem o arco da planta do pé extremamente elevado. Esse formato faz com que o pé aterrisse de forma rígida no solo, distribuindo muito mal o impacto gerado pelas passadas.

Tênis: entressola com um eficiente sistema de absorção de impacto, que amorteça consideravelmente suas passadas.

supinada oficia

supinado foto

 

 

 

 

 

 

mais posts

MANUAL DO CORREDOR: FRATURA POR ESTRESS

Publicado em 25.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
As fraturas por estress podem atingir até 20% de todas as lesões esportivas. O número é considerado alto e são comuns em diferentes modalidades como o atletismo, futebol, basquete,…

Tratamento cirúrgico – Osteotomias

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
Objetivo: Corrigir os desvios do eixo do joelho nas artroses leves e moderadas. Procedimento 1) Incisão na face medial do joelho. 2) Corte ósseo na tíbia proximal para…

Benefícios do exercício na piscina

Publicado em 11.12.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Há algumas semanas, respondi algumas perguntas para uma reportagem sobre atividades físicas na água. Achei o tema interessante e resolvi repassar para vocês os tópicos principais, pois não…

Dor na Patela do Corredor

Publicado em 07.06.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
  A dor mais comum no joelho do corredor é a dor patelofemural ( dor atras da patela) representando 20% de todas as lesões da corrida O principal…