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Manual do Corredor: O Início

Correr é simples? Qualquer pessoa pode correr?

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Essas são questões freqüentes no consultório, e uma única resposta não existe. O que costumo dizer é que, se você estiver bem preparado e orientado para a atividade, diminuímos os riscos e aumentamos os benefícios

Ao longo dos últimos anos a corrida tem se tornado um dos esportes mais populares pela facilidade de sua prática em parques, ruas, praias, esteiras ergométricas e até mesmo em trilhas.

Más, apesar da corrida ser uma atividade simples para a maioria das pessoas, existem alguns aspectos que devemos observar para que ela seja uma atividade cada vez mais saudável e divertida. Basta começar e as dúvidas aparecem: como escolher o melhor par de tênis? Qual a freqüência cardíaca ideal? O que significa essa dor?

Hoje, iniciamos uma série de orientações e dicas para a sua corrida em uma forma de Manual. O Manual para Corredores

manual do corredor ortopedia do esporte

 

O INÍCIO

1. Procure um profissional da área de Educação Física para

organizar e acompanhar seu treinamento;

2. Estabeleça seus objetivos e a melhor forma de alcançá-los;

3. Estabeleça uma rotina racional de treinamentos. Escolha o local, os dias e os horários mais apropriados à sua agenda para ter maior adesão ao programa;

4. Avaliação médica inicial (principalmente avaliação cardiorespiratória e riscos para morte súbita) e avaliação ortopédica para orientações e prevenção de lesões;

5. Avaliação física inicial (testes específicos de corrida com um educador físco);

6. Use roupas e tênis adequados;

7. Adote hábitos alimentares que favoreçam o treino;

8. A utilização de um monitor de freqüência cardíaca para controlar a

intensidade do exercício é muito eficaz e proporciona segurança para a atividade;

9. Registre  suas sensações pós-treinamento para acompanhar a sua evolução;

10. Estabeleça metas parciais, como participações em provas de baixa dificuldade;

11. Reavalie o programa periodicamente.

 

Na semana que vem falaremos sobre a Biomecânica da corrida, fundamental para melhor execução do gesto esportivoe prevenção de lesões

 

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 @dr_danielcarvalho

@drdanielmma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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