musculo 2

| 26.fev.2015 | Postado por

A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida?

O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito de alongamento e flexibilidade

Alongamento: ato de alongar, distender uma musculatura

Flexibilidade: Qualidade daquilo que é flexível ou seja, capacidade e qualidade do músculo tornar-se alongado.

 

Para cada objetivo dentro da atividade física o organismo necessita de estímulos específicos, neste caso, a resposta correta para alongar antes ou depois está na forma como será feito este alongamento.

Quando objetivamos ganhos de flexibilidade, o estímulo durante o alongamento deve ser maior ( ex: 4 séries de 40 segundos), no entanto, antes e depois da corrida, este tipo de estímulo poderia causar lesões.

de uma forma mais prática recomendo:

ANTES DA CORRIDA:

Objetivo: O alongamento serve como parte do aquecimento, fazendo com que o corpo entre no ritmo aospoucos. Serve para estimular os sistemas neuromusculare articular.

Tempo de execução: pode variar de 20 à 40 segundos, 1 repetição para cada tipo de alongamento e grupo muscular que será acionada durante a corrida.

Obs: Faça osexercícios de maneira lenta e contínua (sem balançar pernas e

braços). Em caso de articulações dolorosas, a execução deve ser delicada, porém firme e gradual, sempre respeitando seus limites.

 

APÓS CORRIDA:

Objetivo: o alongamento serve como parte do relaxamento, fazendo com que o corpo inicie o processo de recuperação para a próxima sessão de treinos

Tempo de execução: pode varirar de 20 à 40 segundos.

Obs: Diferente do alongamento antes da atividade, neste momento, evite alongar o músculo de forma vigorosa e gradual. Encontre um posicionamento confortável, sem a sensação de dor e mantenha pelo período de tempo indicado

Dicas de exercícios ( podem ser realizados tanto antes, quanto após a corrida)

 

Procure manter a musculatura sempre com uma boa flexibilidade. Para isso, não deixe de realizar os alongamentos nos dias em que não realizar a corrida, bem como, exercícios de base para o corrida ( musculação, treinos funcionais, pilates e etc…)

 

Confira outras matérias do manual do corredor: www.ortopediadoesporte.com.br