BLOG

Manual do Corredor: O Alongamento

A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida?

O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito de alongamento e flexibilidade

Alongamento: ato de alongar, distender uma musculatura

Flexibilidade: Qualidade daquilo que é flexível ou seja, capacidade e qualidade do músculo tornar-se alongado.

 

Para cada objetivo dentro da atividade física o organismo necessita de estímulos específicos, neste caso, a resposta correta para alongar antes ou depois está na forma como será feito este alongamento.

Quando objetivamos ganhos de flexibilidade, o estímulo durante o alongamento deve ser maior ( ex: 4 séries de 40 segundos), no entanto, antes e depois da corrida, este tipo de estímulo poderia causar lesões.

de uma forma mais prática recomendo:

ANTES DA CORRIDA:

Objetivo: O alongamento serve como parte do aquecimento, fazendo com que o corpo entre no ritmo aospoucos. Serve para estimular os sistemas neuromusculare articular.

Tempo de execução: pode variar de 20 à 40 segundos, 1 repetição para cada tipo de alongamento e grupo muscular que será acionada durante a corrida.

Obs: Faça osexercícios de maneira lenta e contínua (sem balançar pernas e

braços). Em caso de articulações dolorosas, a execução deve ser delicada, porém firme e gradual, sempre respeitando seus limites.

 

APÓS CORRIDA:

Objetivo: o alongamento serve como parte do relaxamento, fazendo com que o corpo inicie o processo de recuperação para a próxima sessão de treinos

Tempo de execução: pode varirar de 20 à 40 segundos.

Obs: Diferente do alongamento antes da atividade, neste momento, evite alongar o músculo de forma vigorosa e gradual. Encontre um posicionamento confortável, sem a sensação de dor e mantenha pelo período de tempo indicado

Dicas de exercícios ( podem ser realizados tanto antes, quanto após a corrida)

 

Procure manter a musculatura sempre com uma boa flexibilidade. Para isso, não deixe de realizar os alongamentos nos dias em que não realizar a corrida, bem como, exercícios de base para o corrida ( musculação, treinos funcionais, pilates e etc…)

 

Confira outras matérias do manual do corredor: www.ortopediadoesporte.com.br

mais posts

Exercícios físicos não inibem o crescimento

Publicado em 01.06.2014
Categorias: Medicina Esportiva
Interessantes as matérias da medicina que provocam polêmica. Não no sentido pejorativo da palavra, e sim, as que geram debates em diferentes linhas de pensamento. Isso provoca o…

Congresso Rio Sport & Health

Publicado em 01.10.2014
Categorias: MMA, Ortopedia
RIO SPORT AND HEALTH 2014 o primeiro Congresso que vai falar sobre Medicina , Saúde e Atividade Física. Abordaremos como é feita toda avaliação e acompanhamento médico de…

Conheça as lesões mais comuns no surf

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Ortopedia
A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica…

Suspensões médicas UFC 179 – Aldo X Mendes 2

Publicado em 27.10.2014
Categorias: MMA
COMUNICADO OFICIAL – Suspensões Médicas UFC 179: Aldo vs. Mendes 2 27/10/2014 – Fonte : Comissão Atlética Brasileira de MMA   Comunicado Oficial – Suspensões Médicas UFC 179:…

Instagram