BLOG

Manual do Corredor: O Alongamento

A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida?

O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito de alongamento e flexibilidade

Alongamento: ato de alongar, distender uma musculatura

Flexibilidade: Qualidade daquilo que é flexível ou seja, capacidade e qualidade do músculo tornar-se alongado.

 

Para cada objetivo dentro da atividade física o organismo necessita de estímulos específicos, neste caso, a resposta correta para alongar antes ou depois está na forma como será feito este alongamento.

Quando objetivamos ganhos de flexibilidade, o estímulo durante o alongamento deve ser maior ( ex: 4 séries de 40 segundos), no entanto, antes e depois da corrida, este tipo de estímulo poderia causar lesões.

de uma forma mais prática recomendo:

ANTES DA CORRIDA:

Objetivo: O alongamento serve como parte do aquecimento, fazendo com que o corpo entre no ritmo aospoucos. Serve para estimular os sistemas neuromusculare articular.

Tempo de execução: pode variar de 20 à 40 segundos, 1 repetição para cada tipo de alongamento e grupo muscular que será acionada durante a corrida.

Obs: Faça osexercícios de maneira lenta e contínua (sem balançar pernas e

braços). Em caso de articulações dolorosas, a execução deve ser delicada, porém firme e gradual, sempre respeitando seus limites.

 

APÓS CORRIDA:

Objetivo: o alongamento serve como parte do relaxamento, fazendo com que o corpo inicie o processo de recuperação para a próxima sessão de treinos

Tempo de execução: pode varirar de 20 à 40 segundos.

Obs: Diferente do alongamento antes da atividade, neste momento, evite alongar o músculo de forma vigorosa e gradual. Encontre um posicionamento confortável, sem a sensação de dor e mantenha pelo período de tempo indicado

Dicas de exercícios ( podem ser realizados tanto antes, quanto após a corrida)

 

Procure manter a musculatura sempre com uma boa flexibilidade. Para isso, não deixe de realizar os alongamentos nos dias em que não realizar a corrida, bem como, exercícios de base para o corrida ( musculação, treinos funcionais, pilates e etc…)

 

Confira outras matérias do manual do corredor: www.ortopediadoesporte.com.br

mais posts

Cuidados para evitar a desidratação

Publicado em 06.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva
Desidratação, como todos sabemos, ocorre quando o corpo perde líquido. Por questão de fisiologia, os organismos vivos precisam de água para trocar reações, portanto, é bom ficar de…

Lesão de Neymar motiva equipe de Felipão

Publicado em 04.07.2014
Categorias: Ortopedia
Neymar fora da Copa. Inacreditável, mas não foi por cartão amarelo, não foi por indisciplina, não foi por bobagem do craque, mas por uma entrada violenta de um…

Treinamento Funcional no Pilates

Publicado em 11.04.2014
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
O treinamento funcional já existe há muito tempo, desde que os guerreiros eram treinados especificamente para seus combates, assim como os atletas gregos começaram a criar equipamentos e…

Sábado tem UFC Rio4 e hoje tem Neymar e Messi

Publicado em 02.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Só para mencionar o quanto é perceptível a diferença publicitária de hoje em relação as estreias de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo ou Ronaldinho Gaucho no Barcelona. Pouco se…

Instagram