BLOG

Manual do Corredor: O Alongamento

A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida?

O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito de alongamento e flexibilidade

Alongamento: ato de alongar, distender uma musculatura

Flexibilidade: Qualidade daquilo que é flexível ou seja, capacidade e qualidade do músculo tornar-se alongado.

 

Para cada objetivo dentro da atividade física o organismo necessita de estímulos específicos, neste caso, a resposta correta para alongar antes ou depois está na forma como será feito este alongamento.

Quando objetivamos ganhos de flexibilidade, o estímulo durante o alongamento deve ser maior ( ex: 4 séries de 40 segundos), no entanto, antes e depois da corrida, este tipo de estímulo poderia causar lesões.

de uma forma mais prática recomendo:

ANTES DA CORRIDA:

Objetivo: O alongamento serve como parte do aquecimento, fazendo com que o corpo entre no ritmo aospoucos. Serve para estimular os sistemas neuromusculare articular.

Tempo de execução: pode variar de 20 à 40 segundos, 1 repetição para cada tipo de alongamento e grupo muscular que será acionada durante a corrida.

Obs: Faça osexercícios de maneira lenta e contínua (sem balançar pernas e

braços). Em caso de articulações dolorosas, a execução deve ser delicada, porém firme e gradual, sempre respeitando seus limites.

 

APÓS CORRIDA:

Objetivo: o alongamento serve como parte do relaxamento, fazendo com que o corpo inicie o processo de recuperação para a próxima sessão de treinos

Tempo de execução: pode varirar de 20 à 40 segundos.

Obs: Diferente do alongamento antes da atividade, neste momento, evite alongar o músculo de forma vigorosa e gradual. Encontre um posicionamento confortável, sem a sensação de dor e mantenha pelo período de tempo indicado

Dicas de exercícios ( podem ser realizados tanto antes, quanto após a corrida)

 

Procure manter a musculatura sempre com uma boa flexibilidade. Para isso, não deixe de realizar os alongamentos nos dias em que não realizar a corrida, bem como, exercícios de base para o corrida ( musculação, treinos funcionais, pilates e etc…)

 

Confira outras matérias do manual do corredor: www.ortopediadoesporte.com.br

mais posts

18 de Outubro – Dia do Médico

Publicado em 18.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Parabéns a todos os médicos e suas famílias. É muito gratificante poder partilhar com os colegas data tão importante, que nos faz lembrar o quanto amamos a profissão.…

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Publicado em 07.05.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores   Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a…

Avaliação Médica anual nos esportes

Publicado em 23.01.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Imprensa, Manual do corredor, Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia, Tratamento
Independente do tipo de esporte, idade e nível de atividade ( profissional ou recreacional), todos, sim, todos os praticantes de atividade física devem passar por uma avaliação médica…

O NOVO SUSTO DO SPIDER

Publicado em 04.11.2014
Categorias: MMA, Ortopedia, Tratamento
  Anderson Silva passou por um grande susto no fim da manhã de segunda-feira. Após um treino de jiu-jítsu na academia XGym, no Rio de Janeiro, o lutador sentiu…

Instagram