BLOG

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste) da oriegem dessa estrutura.

O ESPORÃO CALCÂNEO NÃO É CONSIDERADO A CAUSA DESTA AFECÇÃO ( esse “bico” ósseo se origina na inserção dos músculos flexores curtos dos dedos e não na fásccia plantar)

ORIGEM: Principalmente erros de treinamento e falta de preparo muscular para a corrida. Além disso: treino em superfícies muito duras, calçados inadequados ou gastos demais, aumento repentino na intensidade e/ou duração de treinamento, aumento súbito de peso ou estar acima do peso ideal; alterações no comprimento da fáscia e encurtamento do tendão de aquiles.

 

ANATOMIA:

 Fascite plantar

 

DIAGNÓSTICO:

Sintomas: Dor na inserção da fasciia plantar à primeira pisada do dia e principalmente durante a corrida.

Exame clínico: dor à palpação da fáscia  e edema local

Obs: diferenciar da fratura por estress do calcâneo e compressão do nervo do músculo abdutor do quinto dedo (dor mais medial)

Exames de imagem: ressonância magnética é o melhor exame para determinar a degeneração local e descartar outras doenças.

foto_14398_2008-06-16_grande

Ressonância Magnética: seta mostrando a degeneração da fásccia

 

TRATAMENTO:

Quadro agudo: controle da dor com repouso (substituir os treinos de corrida por bicicleta ou simulador de caminhada; caminhadas caso não traga dor) antinflamatórios, gelo e fisioterapia.

Após uma melhora da dor: iniciar exercícios de fortalecimento da muscultura intrínseca do pé / fortalecimento muscular tríceps sural e tibial posterior / treino sensório – motor / bicicleta / manter flexibilidade

Retorno total aos treinos ( prevenção): fortalecimento do tornozelo / exercícios sensório – motor / treinos educativos corrida – trote superfícies baixo impacto – corrida

Cuidados: infiltrações locais com corticóide não estão indicadas pois predispõem à ruptura da fáscia / Tratamentos cirúrgicos são raros / Caso necessário, prescrição de palmilhas funcionais para correção.

mais posts

Manual do Corredor: Predomínio de Lesões na Corrida

Publicado em 28.04.2016
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
Algumas pesquisas têm procurado determinar a epidemiologia das lesões nos esportes para adequar a indicação da prática esportiva mais segura para uma determinada população e desenvolver estratégias de…

10 dicas para a saúde do seu joelho

Publicado em 21.05.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
    1. Pratique esportes: O esporte ajuda na melhora do condicionamento muscular e controle do peso   2. Faça um acompanhamento médico: A avaliação clínica detecta possíveis…

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Publicado em 17.04.2014
Categorias: Ortopedia
Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir…

Feliz Natal – Ortopedia do Esporte

Publicado em 24.12.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
Com a chegada das festas de fim de ano, vamos terminando mais um ciclo de trabalho. O ano e 2013 foi motivador para todos, exigindo muita perspicácia e…

Instagram