BLOG

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste) da oriegem dessa estrutura.

O ESPORÃO CALCÂNEO NÃO É CONSIDERADO A CAUSA DESTA AFECÇÃO ( esse “bico” ósseo se origina na inserção dos músculos flexores curtos dos dedos e não na fásccia plantar)

ORIGEM: Principalmente erros de treinamento e falta de preparo muscular para a corrida. Além disso: treino em superfícies muito duras, calçados inadequados ou gastos demais, aumento repentino na intensidade e/ou duração de treinamento, aumento súbito de peso ou estar acima do peso ideal; alterações no comprimento da fáscia e encurtamento do tendão de aquiles.

 

ANATOMIA:

 Fascite plantar

 

DIAGNÓSTICO:

Sintomas: Dor na inserção da fasciia plantar à primeira pisada do dia e principalmente durante a corrida.

Exame clínico: dor à palpação da fáscia  e edema local

Obs: diferenciar da fratura por estress do calcâneo e compressão do nervo do músculo abdutor do quinto dedo (dor mais medial)

Exames de imagem: ressonância magnética é o melhor exame para determinar a degeneração local e descartar outras doenças.

foto_14398_2008-06-16_grande

Ressonância Magnética: seta mostrando a degeneração da fásccia

 

TRATAMENTO:

Quadro agudo: controle da dor com repouso (substituir os treinos de corrida por bicicleta ou simulador de caminhada; caminhadas caso não traga dor) antinflamatórios, gelo e fisioterapia.

Após uma melhora da dor: iniciar exercícios de fortalecimento da muscultura intrínseca do pé / fortalecimento muscular tríceps sural e tibial posterior / treino sensório – motor / bicicleta / manter flexibilidade

Retorno total aos treinos ( prevenção): fortalecimento do tornozelo / exercícios sensório – motor / treinos educativos corrida – trote superfícies baixo impacto – corrida

Cuidados: infiltrações locais com corticóide não estão indicadas pois predispõem à ruptura da fáscia / Tratamentos cirúrgicos são raros / Caso necessário, prescrição de palmilhas funcionais para correção.

mais posts

Manual do corredor: Princípios do Treinamneto

Publicado em 11.12.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
Preparação Física: Princípios do Treinamento Em qualquer atividade física, a preparação física tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo. Uma “preparação de base” bem feita é necessária…

18 de Outubro – Dia do Médico

Publicado em 18.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Parabéns a todos os médicos e suas famílias. É muito gratificante poder partilhar com os colegas data tão importante, que nos faz lembrar o quanto amamos a profissão.…

Fraturas por estresse são bem comuns

Publicado em 25.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Começamos definindo a palavra estresse, que, no caso de fratura, nada tem a ver com o estado mental, de saúde ou de espírito do indivíduo. Falamos de carga…

Manual do corredor: Biomecânica

Publicado em 28.11.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício. Neste capítulo, abordaremos…