BLOG

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste) da oriegem dessa estrutura.

O ESPORÃO CALCÂNEO NÃO É CONSIDERADO A CAUSA DESTA AFECÇÃO ( esse “bico” ósseo se origina na inserção dos músculos flexores curtos dos dedos e não na fásccia plantar)

ORIGEM: Principalmente erros de treinamento e falta de preparo muscular para a corrida. Além disso: treino em superfícies muito duras, calçados inadequados ou gastos demais, aumento repentino na intensidade e/ou duração de treinamento, aumento súbito de peso ou estar acima do peso ideal; alterações no comprimento da fáscia e encurtamento do tendão de aquiles.

 

ANATOMIA:

 Fascite plantar

 

DIAGNÓSTICO:

Sintomas: Dor na inserção da fasciia plantar à primeira pisada do dia e principalmente durante a corrida.

Exame clínico: dor à palpação da fáscia  e edema local

Obs: diferenciar da fratura por estress do calcâneo e compressão do nervo do músculo abdutor do quinto dedo (dor mais medial)

Exames de imagem: ressonância magnética é o melhor exame para determinar a degeneração local e descartar outras doenças.

foto_14398_2008-06-16_grande

Ressonância Magnética: seta mostrando a degeneração da fásccia

 

TRATAMENTO:

Quadro agudo: controle da dor com repouso (substituir os treinos de corrida por bicicleta ou simulador de caminhada; caminhadas caso não traga dor) antinflamatórios, gelo e fisioterapia.

Após uma melhora da dor: iniciar exercícios de fortalecimento da muscultura intrínseca do pé / fortalecimento muscular tríceps sural e tibial posterior / treino sensório – motor / bicicleta / manter flexibilidade

Retorno total aos treinos ( prevenção): fortalecimento do tornozelo / exercícios sensório – motor / treinos educativos corrida – trote superfícies baixo impacto – corrida

Cuidados: infiltrações locais com corticóide não estão indicadas pois predispõem à ruptura da fáscia / Tratamentos cirúrgicos são raros / Caso necessário, prescrição de palmilhas funcionais para correção.

mais posts

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…

Exercícios físicos não inibem o crescimento

Publicado em 01.06.2014
Categorias: Medicina Esportiva
Interessantes as matérias da medicina que provocam polêmica. Não no sentido pejorativo da palavra, e sim, as que geram debates em diferentes linhas de pensamento. Isso provoca o…

MANUAL DO CORREDOR: TENDINITE DE AQUILES

Publicado em 14.04.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
Todas as modalidades esportivas que envolvem  CORRIDA e saltos submetem o tendão de Aquiles a uma sobrecarga importante. Apesar de ser o maior e mais forte tendão do…

Suspensões médicas UFC 179 – Aldo X Mendes 2

Publicado em 27.10.2014
Categorias: MMA
COMUNICADO OFICIAL – Suspensões Médicas UFC 179: Aldo vs. Mendes 2 27/10/2014 – Fonte : Comissão Atlética Brasileira de MMA   Comunicado Oficial – Suspensões Médicas UFC 179:…