BLOG

Manual do Corredor: Como ocorrem as lesões?

Durante a corrida o corpo recebe sobrecargas de até três vezes o próprio peso. De forma gradual e, com o treinamento, o organismo se adapta naturalmente à absorção e dispersão do impacto.

O treinamento esportivo deve gerar estímulos cada vez mais intensos na estrutura corporal, além disso, o repouso é fundamental para a recuperação e prevenção de lesões. O melhor profissional para determinar o que você deve fazer é o educador físico especialista em corrida, por isso, sempre recomendo a orientação deste profissional

Se o estímulo gerado pela atividade física excede a capacidade do organismo se recuperar, o corredor estará sujeito às lesões.

percentual lesoes

Como ocorrem ?

São decorrentes da combinação de diversos fatores:

– Fatores intrínsecos ( relacionados às características físicas do corredor)

– Fatores extrínsecos ( relacionados ao treinamento e ambiente de treinos)

 

corrida extrinsceco

 

Caracterírsticas da dor:

Início com pequenos incômodos, aparentemente sem importância, mas que podem ser um sinal do desenvolvimento de lesões crônicas mais graves, levando o corredor a sentir dores tão agudas que impossibilitam o treino normal.

 

Tipos de Lesões

Agudas:decorrentes de algum trauma direto e intenso (torções graves e fraturas) ou sobrecargas súbitas no organismo ( lesões musculares).

Crônicas: decorrentes de diversos pequenos traumas (sobrecarga), que podem ou não evoluir para lesões maiores. São as mais comuns devido a repetitividade e ao impacto dos movimentos gerados pela corrida.

 

Como identificar ?

– Dor desproporcional e que limite os treinos

– Diminuição do rendimento

Procure sempre o acompanhamento de um especialista na área aos primeiros sintomas, pois neste estágio o tratamento costuma ser mais fácil, permitindo o retorno mais rápido.

mais posts

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

Publicado em 30.04.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
BOLHAS CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho. ORIGEM: descolamento da parte…

Tratamento cirúrgico – Osteotomias

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
Objetivo: Corrigir os desvios do eixo do joelho nas artroses leves e moderadas. Procedimento 1) Incisão na face medial do joelho. 2) Corte ósseo na tíbia proximal para…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…

Dor na Patela do Corredor

Publicado em 07.06.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
  A dor mais comum no joelho do corredor é a dor patelofemural ( dor atras da patela) representando 20% de todas as lesões da corrida O principal…

Instagram