BLOG

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

BOLHAS

CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: descolamento da parte mais superficial da pele devido à fricção. O organismo, para proteger a parte da pele que não descolou, libera um líquido amarelado ou as vezes sangue, formando a bolha.

TRATAMENTO: – NÃO ESTOURE A BOLHA, VOCE PODE PROVOCAR UMA INFECÇÃO LOCAL, MUITO MAIS DIFICIL DE TRATAMENTO – EVITE O ESPORTE POR ALGUNS DIAS – PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO. (Em alguns casos a punção pode ser indicada – limpeza cuidadosa e punção com material estéril). Após a drenagem, curativo com compressão na pele descolada que servirá como um curativo natural. IMPORTANTE: NÃO RETIRE A PELE DESCOLADA, o próprio organismo dará conta disso. COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da bolha, proteja o local com uma gaze – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA BOLHAS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

ASSADURAS

CAUSA: atrito da pele em áreas de dobras. LOCALIZAÇÃO: parte de baixo e as laterais do pé, entre os dedos, pernas, virilhas, axilas, peitoral (área perto dos mamilos) e o pescoço

ORIGEM: a fricção da pele suada com o tecido da camiseta, tênis ou calção, causa microlesões na epiderme. A pele fica avermelhada, dolorida e sensível TRATAMENTO: pomadas para assadura após limpeza e secar bem o local COMO EVITAR: – Evite roupas com tecidos grossos e apertadas – Coma a região da virilha é a mais acometida, utilize calção curto ou um calção térmico para que o atrito fique entre os tecidos CALÇAO DUPLO – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – Vaselina ajuda na diminuição da fricção, apesar de ser um pouco desconfortável no início.  

CALOS

CAUSA: pressão que ocorre sobre um osso sujeito a fricção constante ex: dedo mínimo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: o corpo reage a pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. TRATAMENTO: – Eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem ( calçados ou deformidades ) COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da calosidade, proteja o local com esparadrapo – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA CALOS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

TIRE SUAS DÚVIDAS PREENCHENDO O FORMULÁRIO DA BARRA LATERAL QUE EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO OU CLIQUE NO LINK http://www.ortopediadoesporte.com.br/contato/

mais posts

18 de Outubro – Dia do Médico

Publicado em 18.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Parabéns a todos os médicos e suas famílias. É muito gratificante poder partilhar com os colegas data tão importante, que nos faz lembrar o quanto amamos a profissão.…

10 dicas para a saúde do seu joelho

Publicado em 21.05.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
    1. Pratique esportes: O esporte ajuda na melhora do condicionamento muscular e controle do peso   2. Faça um acompanhamento médico: A avaliação clínica detecta possíveis…

DOR NO JOELHO? DOR NA PATELA

Publicado em 30.03.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas) Apresenta-se de duas formas: – Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente…

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Publicado em 07.05.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores   Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a…

Instagram