BLOG

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

BOLHAS

CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: descolamento da parte mais superficial da pele devido à fricção. O organismo, para proteger a parte da pele que não descolou, libera um líquido amarelado ou as vezes sangue, formando a bolha.

TRATAMENTO: – NÃO ESTOURE A BOLHA, VOCE PODE PROVOCAR UMA INFECÇÃO LOCAL, MUITO MAIS DIFICIL DE TRATAMENTO – EVITE O ESPORTE POR ALGUNS DIAS – PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO. (Em alguns casos a punção pode ser indicada – limpeza cuidadosa e punção com material estéril). Após a drenagem, curativo com compressão na pele descolada que servirá como um curativo natural. IMPORTANTE: NÃO RETIRE A PELE DESCOLADA, o próprio organismo dará conta disso. COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da bolha, proteja o local com uma gaze – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA BOLHAS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

ASSADURAS

CAUSA: atrito da pele em áreas de dobras. LOCALIZAÇÃO: parte de baixo e as laterais do pé, entre os dedos, pernas, virilhas, axilas, peitoral (área perto dos mamilos) e o pescoço

ORIGEM: a fricção da pele suada com o tecido da camiseta, tênis ou calção, causa microlesões na epiderme. A pele fica avermelhada, dolorida e sensível TRATAMENTO: pomadas para assadura após limpeza e secar bem o local COMO EVITAR: – Evite roupas com tecidos grossos e apertadas – Coma a região da virilha é a mais acometida, utilize calção curto ou um calção térmico para que o atrito fique entre os tecidos CALÇAO DUPLO – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – Vaselina ajuda na diminuição da fricção, apesar de ser um pouco desconfortável no início.  

CALOS

CAUSA: pressão que ocorre sobre um osso sujeito a fricção constante ex: dedo mínimo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: o corpo reage a pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. TRATAMENTO: – Eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem ( calçados ou deformidades ) COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da calosidade, proteja o local com esparadrapo – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA CALOS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

TIRE SUAS DÚVIDAS PREENCHENDO O FORMULÁRIO DA BARRA LATERAL QUE EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO OU CLIQUE NO LINK http://www.ortopediadoesporte.com.br/contato/

mais posts

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

Publicado em 05.08.2013
Categorias: MMA, Ortopedia
José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com…

Precaução e segurança nos esportes

Publicado em 10.01.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
O início de 2014 foi um tanto quanto conturbado para dois esportistas muito queridos mundialmente: Anderson Silva, que fraturou a tíbia ao perder a chamada “luta do século”…

Manual do Corredor: Fortaleça os Adutores

Publicado em 07.05.2016
Categorias: Manual do corredor
Adutores do quadril fracos podem originar dores no joelho. A musculatura interna da coxa são importantes para vários moviementos, sendo a principal, de estabilizar a pelve e o…

Por que a mulher que corre machuca mais o joelho?

Publicado em 07.07.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Não fique assustada, o número de lesões só aumenta quando não há um planejamento esportivo adequado e acompanhamento de um ortopedista especialista de joelho. Leia mais este capítulo…

Instagram