BLOG

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

BOLHAS

CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: descolamento da parte mais superficial da pele devido à fricção. O organismo, para proteger a parte da pele que não descolou, libera um líquido amarelado ou as vezes sangue, formando a bolha.

TRATAMENTO: – NÃO ESTOURE A BOLHA, VOCE PODE PROVOCAR UMA INFECÇÃO LOCAL, MUITO MAIS DIFICIL DE TRATAMENTO – EVITE O ESPORTE POR ALGUNS DIAS – PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO. (Em alguns casos a punção pode ser indicada – limpeza cuidadosa e punção com material estéril). Após a drenagem, curativo com compressão na pele descolada que servirá como um curativo natural. IMPORTANTE: NÃO RETIRE A PELE DESCOLADA, o próprio organismo dará conta disso. COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da bolha, proteja o local com uma gaze – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA BOLHAS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

ASSADURAS

CAUSA: atrito da pele em áreas de dobras. LOCALIZAÇÃO: parte de baixo e as laterais do pé, entre os dedos, pernas, virilhas, axilas, peitoral (área perto dos mamilos) e o pescoço

ORIGEM: a fricção da pele suada com o tecido da camiseta, tênis ou calção, causa microlesões na epiderme. A pele fica avermelhada, dolorida e sensível TRATAMENTO: pomadas para assadura após limpeza e secar bem o local COMO EVITAR: – Evite roupas com tecidos grossos e apertadas – Coma a região da virilha é a mais acometida, utilize calção curto ou um calção térmico para que o atrito fique entre os tecidos CALÇAO DUPLO – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – Vaselina ajuda na diminuição da fricção, apesar de ser um pouco desconfortável no início.  

CALOS

CAUSA: pressão que ocorre sobre um osso sujeito a fricção constante ex: dedo mínimo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: o corpo reage a pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. TRATAMENTO: – Eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem ( calçados ou deformidades ) COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da calosidade, proteja o local com esparadrapo – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA CALOS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

TIRE SUAS DÚVIDAS PREENCHENDO O FORMULÁRIO DA BARRA LATERAL QUE EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO OU CLIQUE NO LINK http://www.ortopediadoesporte.com.br/contato/

mais posts

Manual do Corredor. Corrida na Esteira ou na Rua

Publicado em 07.04.2016
Categorias: Ortopedia
Sempre uma dúvida para quem esta iniciando ou até mesmo para o corredor mais experiente. Mas afinal, qual a diferença?   A corrida na esteira é mais fácil,…

Idade é fator de aumento de lesões musculares

Publicado em 22.08.2013
Categorias: Ortopedia
Um dos atletas que está em alta na mídia do futebol brasileiro é o meia veterano Alex, do time do Coritiba. Formado nas categorias de base do próprio…

Manual do Corredor: O Alongamento

Publicado em 26.02.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida? O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito…

Manual do Corredor: O Início

Publicado em 21.11.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
Correr é simples? Qualquer pessoa pode correr? Essas são questões freqüentes no consultório, e uma única resposta não existe. O que costumo dizer é que, se você estiver…