BLOG

MANUAL DO CORREDOR:CALOS e BOLHAS

BOLHAS

CAUSA: atrito entre os pés, meias, tênis e solo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: descolamento da parte mais superficial da pele devido à fricção. O organismo, para proteger a parte da pele que não descolou, libera um líquido amarelado ou as vezes sangue, formando a bolha.

TRATAMENTO: – NÃO ESTOURE A BOLHA, VOCE PODE PROVOCAR UMA INFECÇÃO LOCAL, MUITO MAIS DIFICIL DE TRATAMENTO – EVITE O ESPORTE POR ALGUNS DIAS – PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO. (Em alguns casos a punção pode ser indicada – limpeza cuidadosa e punção com material estéril). Após a drenagem, curativo com compressão na pele descolada que servirá como um curativo natural. IMPORTANTE: NÃO RETIRE A PELE DESCOLADA, o próprio organismo dará conta disso. COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da bolha, proteja o local com uma gaze – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA BOLHAS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

ASSADURAS

CAUSA: atrito da pele em áreas de dobras. LOCALIZAÇÃO: parte de baixo e as laterais do pé, entre os dedos, pernas, virilhas, axilas, peitoral (área perto dos mamilos) e o pescoço

ORIGEM: a fricção da pele suada com o tecido da camiseta, tênis ou calção, causa microlesões na epiderme. A pele fica avermelhada, dolorida e sensível TRATAMENTO: pomadas para assadura após limpeza e secar bem o local COMO EVITAR: – Evite roupas com tecidos grossos e apertadas – Coma a região da virilha é a mais acometida, utilize calção curto ou um calção térmico para que o atrito fique entre os tecidos CALÇAO DUPLO – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – Vaselina ajuda na diminuição da fricção, apesar de ser um pouco desconfortável no início.  

CALOS

CAUSA: pressão que ocorre sobre um osso sujeito a fricção constante ex: dedo mínimo. LOCALIZAÇÃO: regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho.

ORIGEM: o corpo reage a pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. TRATAMENTO: – Eliminar a fonte de pressão que lhes dá origem ( calçados ou deformidades ) COMO EVITAR: – Evite tênis apertados – Ao primeiro sinal da calosidade, proteja o local com esparadrapo – Meias com mínimas costuras e com reforço nos locais de maior atrito – SE VOCE JÁ POSSUI UMA TENDÊNCIA PARA CALOS, PROTEJA A REGIÃO COM ESPARADRAPO OU PROTETORES DE SILICONE

TIRE SUAS DÚVIDAS PREENCHENDO O FORMULÁRIO DA BARRA LATERAL QUE EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO OU CLIQUE NO LINK http://www.ortopediadoesporte.com.br/contato/

mais posts

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

Entorse de Tornozelo

Publicado em 20.12.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
Definição: estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular e ligamentos. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência…

Hoje é quarta-feira e tem UFC

Publicado em 04.09.2013
Categorias: MMA
Isso mesmo, no meio da semana tem luta do UFC entre Glover e Blader e estamos acompanhando, direto aqui de Belo Horizonte, com a equipe médica. Mais informações…

Dor no joelho

Publicado em 22.08.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho
  – Problema comum que pode se originar em qualquer uma das estruturas ósseas comprometendo a articulação (fêmur, tíbia, fíbula), a patela (rótula), os ligamentos, meniscos e cartilagem.…