BLOG

Manual do corredor: Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

Neste capítulo, abordaremos alguns princípios básicos da corrida e como a melhora do gesto esportivo da corrida pode melhorar o seu rendimento e previnir lesões.

 

CICLO DA CORRIDA

 

Um ciclo de corrida começa a partir do contato inicial do calcanhar de um pé até o próximo contato inicial do calcanhar do mesmo pé e dividida em duas fases,

ciclo corrida

1. Fase de apoio ou sustentação ( 3 partes ):

1.1. Contato inicial = apoio com a borda externa do calcanhar, com o pé em supinação. Subfase com maior impacto articular (3x peso corporal).

1.2. Médio apoio: aplanamento do pé no solo. Momento em que ocorre um grau de movimentação do tornozelo na articulação subtalar – pronação (transforma o pé numa estrutura maleável dissipando a energia absorvida no impacto do contato inicial na forma de movimento).

1.3. Propulsão: o pé deixa de ser uma estrutura maleável e se transformar numa alavanca rígida, capaz de impulsionar todo o corpo para frente, através do movimento de supinação.

2. Fase de Transição/balanço/suspensão

Fase em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo (Vôo), iniciando a recuperação do membro inferior para o próximo ciclo. Além disso, ocorre o balanço à frente de todo o corpo.

 

Outros conceitos importantes:

 

Produção de força:

1. Enquanto o pé estiver em contato com o solo, estará gerando força ou freando o movimento. A força motriz: composição da mecânica básica mais a velocidade atingida na fase de aceleração. A idéia é elevar o centro de massa. Treinamentos específicos ajudam na melhor execução do movimento, fazendo com que a mínima quantidade de energia seja perdida.

biomecanica 1

 

2. Os membros superiores ajudam na produção de força

 

membro superior

 

Na semana continuaremos com a biomecânica da corrida falando sobre os tipos de pisada e como escolher o seu tenis

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte

@drdanielmma

@dr_danielcarvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais posts

Entendendo um pouco + a Ortopedia

Publicado em 19.09.2013
Categorias: Ortopedia
A Ortopedia tem relação com a Traumatologia, que é especialidade médica dedicada a cuidar dos traumatismos do aparelho musculoesquelético. O foco principal são o atendimento a lesões dos…

Joelho estalando, por que isto acontece?

Publicado em 15.11.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho
  Você sabia que a maioria dos estalos no joelho são normais? Agora, se o seu joelho, além de estalar, está doendo, fique atento ao vídeo e ao…

Congresso de MMA será realizado em setembro

Publicado em 13.08.2013
Categorias: MMA
É o primeiro congresso do esporte realizado no Brasil, com o objetivo de reunir pessoas envolvidas com o MMA, dentre elas árbitros, atletas, médicos, mídia especializada, empresários e…

MANUAL DO CORREDOR: FRATURA POR ESTRESS

Publicado em 25.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
As fraturas por estress podem atingir até 20% de todas as lesões esportivas. O número é considerado alto e são comuns em diferentes modalidades como o atletismo, futebol, basquete,…

Instagram