BLOG

Manual do corredor: Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

Neste capítulo, abordaremos alguns princípios básicos da corrida e como a melhora do gesto esportivo da corrida pode melhorar o seu rendimento e previnir lesões.

 

CICLO DA CORRIDA

 

Um ciclo de corrida começa a partir do contato inicial do calcanhar de um pé até o próximo contato inicial do calcanhar do mesmo pé e dividida em duas fases,

ciclo corrida

1. Fase de apoio ou sustentação ( 3 partes ):

1.1. Contato inicial = apoio com a borda externa do calcanhar, com o pé em supinação. Subfase com maior impacto articular (3x peso corporal).

1.2. Médio apoio: aplanamento do pé no solo. Momento em que ocorre um grau de movimentação do tornozelo na articulação subtalar – pronação (transforma o pé numa estrutura maleável dissipando a energia absorvida no impacto do contato inicial na forma de movimento).

1.3. Propulsão: o pé deixa de ser uma estrutura maleável e se transformar numa alavanca rígida, capaz de impulsionar todo o corpo para frente, através do movimento de supinação.

2. Fase de Transição/balanço/suspensão

Fase em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo (Vôo), iniciando a recuperação do membro inferior para o próximo ciclo. Além disso, ocorre o balanço à frente de todo o corpo.

 

Outros conceitos importantes:

 

Produção de força:

1. Enquanto o pé estiver em contato com o solo, estará gerando força ou freando o movimento. A força motriz: composição da mecânica básica mais a velocidade atingida na fase de aceleração. A idéia é elevar o centro de massa. Treinamentos específicos ajudam na melhor execução do movimento, fazendo com que a mínima quantidade de energia seja perdida.

biomecanica 1

 

2. Os membros superiores ajudam na produção de força

 

membro superior

 

Na semana continuaremos com a biomecânica da corrida falando sobre os tipos de pisada e como escolher o seu tenis

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte

@drdanielmma

@dr_danielcarvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais posts

18 de Outubro – Dia do Médico

Publicado em 18.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Parabéns a todos os médicos e suas famílias. É muito gratificante poder partilhar com os colegas data tão importante, que nos faz lembrar o quanto amamos a profissão.…

Pesagem Teixeira versus Bader

Publicado em 03.09.2013
Categorias: MMA
Esta semana, o UFC quebra um pouco a sua rotina e acontece na quarta-feira, dia 4 de setembro, com Teixeira versus Bader, lutando em Belo Horizonte. Já por…

Pré-temporada do Atlético-PR e Rogério Ceni

Publicado em 15.10.2013
Categorias: Ortopedia
Interessante observar a dificuldade das equipes em manter a pegada durante todo o Campeonato Brasileiro. Especialmente este ano, alguns dos principais jogares dos maiores clubes de futebol do…

Manual do Corredor: O Tênis Ideal

Publicado em 04.12.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
  O tipo de movimento do pé é muito importante para a eficiência da corrida. Pisadas com movimentos inadequados podem causar lesões. Sempre muito discutido entre os praticantes…

Instagram