BLOG

Manual do corredor: Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

Neste capítulo, abordaremos alguns princípios básicos da corrida e como a melhora do gesto esportivo da corrida pode melhorar o seu rendimento e previnir lesões.

 

CICLO DA CORRIDA

 

Um ciclo de corrida começa a partir do contato inicial do calcanhar de um pé até o próximo contato inicial do calcanhar do mesmo pé e dividida em duas fases,

ciclo corrida

1. Fase de apoio ou sustentação ( 3 partes ):

1.1. Contato inicial = apoio com a borda externa do calcanhar, com o pé em supinação. Subfase com maior impacto articular (3x peso corporal).

1.2. Médio apoio: aplanamento do pé no solo. Momento em que ocorre um grau de movimentação do tornozelo na articulação subtalar – pronação (transforma o pé numa estrutura maleável dissipando a energia absorvida no impacto do contato inicial na forma de movimento).

1.3. Propulsão: o pé deixa de ser uma estrutura maleável e se transformar numa alavanca rígida, capaz de impulsionar todo o corpo para frente, através do movimento de supinação.

2. Fase de Transição/balanço/suspensão

Fase em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo (Vôo), iniciando a recuperação do membro inferior para o próximo ciclo. Além disso, ocorre o balanço à frente de todo o corpo.

 

Outros conceitos importantes:

 

Produção de força:

1. Enquanto o pé estiver em contato com o solo, estará gerando força ou freando o movimento. A força motriz: composição da mecânica básica mais a velocidade atingida na fase de aceleração. A idéia é elevar o centro de massa. Treinamentos específicos ajudam na melhor execução do movimento, fazendo com que a mínima quantidade de energia seja perdida.

biomecanica 1

 

2. Os membros superiores ajudam na produção de força

 

membro superior

 

Na semana continuaremos com a biomecânica da corrida falando sobre os tipos de pisada e como escolher o seu tenis

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte

@drdanielmma

@dr_danielcarvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais posts

Conheça as lesões mais comuns no surf

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Ortopedia
A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica…

Manual do corredor: Princípios do Treinamneto

Publicado em 11.12.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
Preparação Física: Princípios do Treinamento Em qualquer atividade física, a preparação física tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo. Uma “preparação de base” bem feita é necessária…

Dúvidas sobre torções e lesões de joelho

Publicado em 05.10.2013
Categorias: Ortopedia
Na prática esportiva, as lesões no joelho são bastante comuns. A palavra lesão até parece um pouco pesada para o tema, mas os problemas de joelho são mesmo…

Dicas para atividade física no Outono-Inverno

Publicado em 25.03.2014
Categorias: Medicina Esportiva
O post de hoje é sobre a prevenção. O verão terminou e muitas pessoas que aproveitaram a temporada de calor para começar uma atividade física devem continuar com…

Instagram