BLOG

Manual do corredor: Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

Neste capítulo, abordaremos alguns princípios básicos da corrida e como a melhora do gesto esportivo da corrida pode melhorar o seu rendimento e previnir lesões.

 

CICLO DA CORRIDA

 

Um ciclo de corrida começa a partir do contato inicial do calcanhar de um pé até o próximo contato inicial do calcanhar do mesmo pé e dividida em duas fases,

ciclo corrida

1. Fase de apoio ou sustentação ( 3 partes ):

1.1. Contato inicial = apoio com a borda externa do calcanhar, com o pé em supinação. Subfase com maior impacto articular (3x peso corporal).

1.2. Médio apoio: aplanamento do pé no solo. Momento em que ocorre um grau de movimentação do tornozelo na articulação subtalar – pronação (transforma o pé numa estrutura maleável dissipando a energia absorvida no impacto do contato inicial na forma de movimento).

1.3. Propulsão: o pé deixa de ser uma estrutura maleável e se transformar numa alavanca rígida, capaz de impulsionar todo o corpo para frente, através do movimento de supinação.

2. Fase de Transição/balanço/suspensão

Fase em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo (Vôo), iniciando a recuperação do membro inferior para o próximo ciclo. Além disso, ocorre o balanço à frente de todo o corpo.

 

Outros conceitos importantes:

 

Produção de força:

1. Enquanto o pé estiver em contato com o solo, estará gerando força ou freando o movimento. A força motriz: composição da mecânica básica mais a velocidade atingida na fase de aceleração. A idéia é elevar o centro de massa. Treinamentos específicos ajudam na melhor execução do movimento, fazendo com que a mínima quantidade de energia seja perdida.

biomecanica 1

 

2. Os membros superiores ajudam na produção de força

 

membro superior

 

Na semana continuaremos com a biomecânica da corrida falando sobre os tipos de pisada e como escolher o seu tenis

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte

@drdanielmma

@dr_danielcarvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais posts

Tratamento da lesão do ligamento cruzado em Curitiba

Publicado em 28.05.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho
Introdução O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento mais lesado do corpo humano. A maioria das lesões ocorre durante a prática esportiva, principalmente aquelas que exigem mudanças…

Tratamento com Plasma Rico em Plaquetas – PRP

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
O que é PRP? Significa Plasma Rico em Plaquetas. Plasma é a parte líquida do sangue que, após preparação, fica enriquecido com as plaquetas responsáveis pela reparação e…

Avaliação Médica anual nos esportes

Publicado em 23.01.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Imprensa, Manual do corredor, Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia, Tratamento
Independente do tipo de esporte, idade e nível de atividade ( profissional ou recreacional), todos, sim, todos os praticantes de atividade física devem passar por uma avaliação médica…

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…

Instagram