BLOG

Manual do corredor: Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

Neste capítulo, abordaremos alguns princípios básicos da corrida e como a melhora do gesto esportivo da corrida pode melhorar o seu rendimento e previnir lesões.

 

CICLO DA CORRIDA

 

Um ciclo de corrida começa a partir do contato inicial do calcanhar de um pé até o próximo contato inicial do calcanhar do mesmo pé e dividida em duas fases,

ciclo corrida

1. Fase de apoio ou sustentação ( 3 partes ):

1.1. Contato inicial = apoio com a borda externa do calcanhar, com o pé em supinação. Subfase com maior impacto articular (3x peso corporal).

1.2. Médio apoio: aplanamento do pé no solo. Momento em que ocorre um grau de movimentação do tornozelo na articulação subtalar – pronação (transforma o pé numa estrutura maleável dissipando a energia absorvida no impacto do contato inicial na forma de movimento).

1.3. Propulsão: o pé deixa de ser uma estrutura maleável e se transformar numa alavanca rígida, capaz de impulsionar todo o corpo para frente, através do movimento de supinação.

2. Fase de Transição/balanço/suspensão

Fase em que o corpo permanece no ar sem contato com o solo (Vôo), iniciando a recuperação do membro inferior para o próximo ciclo. Além disso, ocorre o balanço à frente de todo o corpo.

 

Outros conceitos importantes:

 

Produção de força:

1. Enquanto o pé estiver em contato com o solo, estará gerando força ou freando o movimento. A força motriz: composição da mecânica básica mais a velocidade atingida na fase de aceleração. A idéia é elevar o centro de massa. Treinamentos específicos ajudam na melhor execução do movimento, fazendo com que a mínima quantidade de energia seja perdida.

biomecanica 1

 

2. Os membros superiores ajudam na produção de força

 

membro superior

 

Na semana continuaremos com a biomecânica da corrida falando sobre os tipos de pisada e como escolher o seu tenis

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte

@drdanielmma

@dr_danielcarvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais posts

O retorno do Spider

Publicado em 29.01.2015
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
Anderson Silva estava afastado do mundo das lutas desde o UFC 168, em dezembro de 2013, quando enfrentou o norte-americano Chris Weidman, em Las Vegas, pelo cinturão dos pesos-médios.…

Sedentarismo no Brasil atinge 46% da População

Publicado em 23.06.2015
Categorias: Ortopedia
O Ministério do esporte, após realizar uma ampla pesquisa ( Diagnóstico Nacional do Esporte) com mais de 8.000 entrevistados, concluiu que cerca de 46% da população brasileira é…

Lesão do menisco, Cirurgia em Curitiba

Publicado em 24.03.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva
  As lesões de meniscos estão entre as lesões mais frequentes no joelho. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, na sua grande maioria, são lesões…

Artroscopia do joelho em Curitiba

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
A artroscopia do joelho é uma técnica cirúrgica moderna, minimamente invasiva, onde o cirurgião utiliza uma pequena câmera, que proporciona uma visão clara, para diagnosticar e tratar as…