O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento mais lesado do corpo humano. A maioria das lesões ocorre durante a prática esportiva, principalmente aquelas que exigem mudanças rápidas de direção e contato corporal. São lesões frequentes na segunda e terceira década de vida e, apesar do aumento da incidência no sexo feminino, ainda predominam na população masculina. Além das alterações agudas, a lesão do Ligamento cruzado anterior está associada a risco aumentado de artrose prematura do joelho.
CONSERVADOR: reservado àqueles pacientes que não desejam retornar à qualquer tipo de atividade física. Deve-se enfocar o trabalho muscular para estabilização articular.
A tendência é a reconstrução do ligamento por apresentar excelentes resultados devido ao aperfeiçoamento no diagnóstico, na técnica cirúrgica e na reabilitação pós-operatória.
Tratamento agudo: reduzir dor e edema do joelho; ganhar arco de movimento de pelo menos 90º; melhorar força do quadríceps e a marcha.
CIRÚRGICO: várias técnicas para a reconstrução.
A lesão do LCA tem uma história bem típica. A ocorrência mais frequente é a sem contato, onde, o indivíduo sofre um entorse que é o deslocamento do joelho, provocando um estalo. Além disso, o indivíduo, na grande maioria das vezes o joelho incha no momento da torção, impossibilitando o retorna ã atividade. Com o passar dos dias, o joelho permanece inchado e com limitação na amplitude de movimento, este quadro pode durar por algumas semanas.
O especialista de joelho, irá realizar uma série de testes no seu joelho, para determinar se o ligamento está rompido ou não. No início, quando o joelho ainda esta inchado, existe muita dificuldade para este exame e muitas vezes, um tratamento fisioterapeutico, para auxiliar a desinchar e melhorar a mobilidade, são necessários
Embora não haja provas conclusivas, algumas terorias apontam como motivos da diferença anatômica da pelve e dos joelhos de homens e mulherse, influências hormonais e o aumento, nos últimos anos, da participação das mulheres em esportes de alta demanda
As pesquisas mostram que o risco aumentado de artrofibrose no pós operatório é maior quando a cirurgia é feita logo após a lesão. Antes da reconstrução, deve haver redução do inchaço, quase normalização da extensão com enfase na amplitude de movimento, recuperação da musculatura extensora. Geralmente, este período gira em torno de 3 a 6 semanas.
A maioria sim. o ftor mais importante é a queixa de instabilidade do joelho (falseios). Existem lesõe parciasi em que o indivíduo não sente falseios de repetição, e com um programa orientado de reabilitação, a cirurgia pode ser evitada. Nos casos em que o joelho é instável = falseia, A CIRURGIA SEMPRE É NECESSÁRIA
A instabilidade (joelho frouxo) gerada pela ausência do ligamento leva aos falseios de repetição. Estes falseios tem duas repercussões na articulação: lesões agudas, como aquelas encontradas nos meniscos e as lesões crônicas da cartilagem levando ao processo de desgaste chamado artrose.
A cirurgia de reconstrução do ligamento é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Realizado no ambiente cirúrgico consiste em reconstruir o ligamento lesionado, substituindo-o, por um enxerto de tendão. Realizamos o Tratamento da lesão do ligamento cruzado em Curitiba, basta entrea em contato ( Clinica Ortopedia e Esporte Sete, fone (41) 30 266959).
Abaixo algumas orientações ao paciente, Confira:
Quer saber mais sobre o ligamento cruzado anterior? Leia abaixo