BLOG

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com o joelho pelo adversário coreano Chan Sung Jung, o campeão sentiu uma contusão forte no dorso do pé direto, dificultando um dos seus melhores golpes. Ainda bem que deu para superar as dores e seguir a luta, que acabou na metade do quarto round, quando Chan, o “Zumbi Coreano”, sofreu uma luxação (deslocamento) no ombro direito, deixando aberta a vitória para Aldo.

Entenda as lesões
A luxação de ombro (luxação glenoumeral) ocorre quando há um deslocamento total da cabeça do úmero (osso longo do braço) e da glenóide (encaixe da escápula). Na grande maioria das vezes, surge após algum trauma, como nos chutes em uma luta de MMA.

Cabe ressaltar que, diferente do que todos pensam, o termo luxação refere-se a uma situação grave e de emergência, implicando em tratamento imediato para recolocar a articulação no lugar. Foi o que nós da equipe médica do UFC realizamos, após remoção do atleta do octógono para o departamento médico. Por meio de manobras especiais, recolocamos o ombro do lutador no lugar e o imobilizamos com uma tipoia.

Em exames de Raio X, além da luxação constatou-se uma fratura de órbita esquerda, que aguarda mais uma avaliação especializada para descartar ou não cirurgia corretiva. Por enquanto, o tratamento prescrito para Chan Sung é repouso + imobilização durante três semanas + fisioterapia.

Cumprido este período, o atleta deve ser reavaliado para descartar a possibilidade de frouxidão da articulação.

Jose Aldo Junior
Após Raio X no hospital, constatou-se uma fratura incompleta do osso cuneiforme do pé direito, de tratamento conservador, ou seja, repouso, ataduras, etc. A previsão para retorno aos treinos é de oito semanas.

As suspensões medicas dos dois atletas serão emitidas na sequência da revisão médica e informadas no site da Comissão Atlética Brasileira de MMA, ao longo da semana

Dr. Daniel Carvalho (CRM/PR20.508/RQE977) @drdanielmma

Médico UFC / Comissão Atlética Brasileira de MMA

 

mais posts

Manual do corredor: Princípios do Treinamneto

Publicado em 11.12.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
Preparação Física: Princípios do Treinamento Em qualquer atividade física, a preparação física tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo. Uma “preparação de base” bem feita é necessária…

Por que a mulher que corre machuca mais o joelho?

Publicado em 07.07.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Não fique assustada, o número de lesões só aumenta quando não há um planejamento esportivo adequado e acompanhamento de um ortopedista especialista de joelho. Leia mais este capítulo…

Associação Brasileira de Médicos de Esportes de Combate

Publicado em 28.10.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
Dr Rickson Moraes, Dr Flávio Cruz, Dr Flávio Tannure, Dr Márcio Tannure, Dr Daniel Carvalho, Dr Fábio Costa: Comitê médico CABMMA e Associação Brasileira de Médicos de Combate…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…