BLOG

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com o joelho pelo adversário coreano Chan Sung Jung, o campeão sentiu uma contusão forte no dorso do pé direto, dificultando um dos seus melhores golpes. Ainda bem que deu para superar as dores e seguir a luta, que acabou na metade do quarto round, quando Chan, o “Zumbi Coreano”, sofreu uma luxação (deslocamento) no ombro direito, deixando aberta a vitória para Aldo.

Entenda as lesões
A luxação de ombro (luxação glenoumeral) ocorre quando há um deslocamento total da cabeça do úmero (osso longo do braço) e da glenóide (encaixe da escápula). Na grande maioria das vezes, surge após algum trauma, como nos chutes em uma luta de MMA.

Cabe ressaltar que, diferente do que todos pensam, o termo luxação refere-se a uma situação grave e de emergência, implicando em tratamento imediato para recolocar a articulação no lugar. Foi o que nós da equipe médica do UFC realizamos, após remoção do atleta do octógono para o departamento médico. Por meio de manobras especiais, recolocamos o ombro do lutador no lugar e o imobilizamos com uma tipoia.

Em exames de Raio X, além da luxação constatou-se uma fratura de órbita esquerda, que aguarda mais uma avaliação especializada para descartar ou não cirurgia corretiva. Por enquanto, o tratamento prescrito para Chan Sung é repouso + imobilização durante três semanas + fisioterapia.

Cumprido este período, o atleta deve ser reavaliado para descartar a possibilidade de frouxidão da articulação.

Jose Aldo Junior
Após Raio X no hospital, constatou-se uma fratura incompleta do osso cuneiforme do pé direito, de tratamento conservador, ou seja, repouso, ataduras, etc. A previsão para retorno aos treinos é de oito semanas.

As suspensões medicas dos dois atletas serão emitidas na sequência da revisão médica e informadas no site da Comissão Atlética Brasileira de MMA, ao longo da semana

Dr. Daniel Carvalho (CRM/PR20.508/RQE977) @drdanielmma

Médico UFC / Comissão Atlética Brasileira de MMA

 

mais posts

Parabéns – 9 de outubro – Dia do Atletismo

Publicado em 09.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
História: Conjunto de atividades esportivas que envolvem corrida, salto e arremessos. Tem origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia antiga, em 776 a.c. Hoje, tornou-se um espetáculo mundial e…

CABMMA segue Comissão de Nevada e proíbe TRT

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Após Vitor Belfort desistir da disputa do Cinturão dos Médios pela proibição do uso do TRT, Dr. Márcio Tannure, chefe do comitê médico da Comissão Atlética Brasileira de…

Uma chance é tudo o que você precisa

Publicado em 12.09.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Jesse Owens, o atleta que desafiou o nazismo ao conquistar 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, estaria completando 100 anos hoje, 12 de setembro de…

Programa Muita Luta – O Doping de Anderson Silva

Publicado em 04.02.2015
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
CONFIRA NO LINK: https://soundcloud.com/muita-luta/podcast-muita-luta-especial-anderson-silva-e-o-doping