BLOG

Irresponsabilidade na Copa

O lateral da seleção uruguaia, Álvaro Pereira (joga no São Paulo), se recusou a sair de campo após sofrer uma concussão e ficar desacordado por pelo menos dois minutos. Os jogadores perceberam o estado do atleta durante um lance de perigo do ataque da Inglaterra, quando Raheem Sterling acabou batendo com o joelho na testa de Pereira. O atendimento foi chamado.

O médico do Uruguai pediu substituição, o que era recomendado de acordo com os protocolos de sociedades de neurologia e da própria FIFA, mas isso não aconteceu. Pereira gritou e gesticulou para a comissão técnica que não queria sair e teve o pedido atendido.

A irresponsabilidade da comissão técnica poderia ter causado um problema grave para o atleta. Se Alvaro Pereira sofresse um próximo trauma na região da cabeça, uma lesão cerebral seria praticamente inevitável.

O lance aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. A raça uruguaia ficou evidente no ocorrido, mas o lateral deveria ter deixado o jogo por precaução. De acordo com as sociedades médicas, em nenhum momento a vida de um atleta pode ser colocada em risco. E quem faz as avaliações nesses casos são os médicos (médico e atleta discutiram na lateral do campo).

Mais notícias e informações no twitter @drdanielmma e na Fan Page facebook.com/ortopediadoesporte.

mais posts

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

Publicado em 11.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste)…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

Cirúrgia de Artroplastia (Prótese de Joelho)

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
Objetivo: Tratamento das artroses graves do joelho através da substituição da articulação por uma prótese Procedimento 1) Corte ósseo do fêmur e colocação do implante. 2) Corte ósseo…

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Publicado em 07.04.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia
Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da…

Instagram