BLOG

Irresponsabilidade na Copa

O lateral da seleção uruguaia, Álvaro Pereira (joga no São Paulo), se recusou a sair de campo após sofrer uma concussão e ficar desacordado por pelo menos dois minutos. Os jogadores perceberam o estado do atleta durante um lance de perigo do ataque da Inglaterra, quando Raheem Sterling acabou batendo com o joelho na testa de Pereira. O atendimento foi chamado.

O médico do Uruguai pediu substituição, o que era recomendado de acordo com os protocolos de sociedades de neurologia e da própria FIFA, mas isso não aconteceu. Pereira gritou e gesticulou para a comissão técnica que não queria sair e teve o pedido atendido.

A irresponsabilidade da comissão técnica poderia ter causado um problema grave para o atleta. Se Alvaro Pereira sofresse um próximo trauma na região da cabeça, uma lesão cerebral seria praticamente inevitável.

O lance aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. A raça uruguaia ficou evidente no ocorrido, mas o lateral deveria ter deixado o jogo por precaução. De acordo com as sociedades médicas, em nenhum momento a vida de um atleta pode ser colocada em risco. E quem faz as avaliações nesses casos são os médicos (médico e atleta discutiram na lateral do campo).

Mais notícias e informações no twitter @drdanielmma e na Fan Page facebook.com/ortopediadoesporte.

mais posts

Hoje é quarta-feira e tem UFC

Publicado em 04.09.2013
Categorias: MMA
Isso mesmo, no meio da semana tem luta do UFC entre Glover e Blader e estamos acompanhando, direto aqui de Belo Horizonte, com a equipe médica. Mais informações…

Manual do Corredor: O Alongamento

Publicado em 26.02.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
A dúvida que sempre temos: É correto alongar antes ou depois da corrida? O termo alongamento, muitas vezes, é empregado de forma errada. Primeiramente devemos definir o conceito…

Manual do Corredor. Corrida na Esteira ou na Rua

Publicado em 07.04.2016
Categorias: Ortopedia
Sempre uma dúvida para quem esta iniciando ou até mesmo para o corredor mais experiente. Mas afinal, qual a diferença?   A corrida na esteira é mais fácil,…

PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA SBOT

Publicado em 06.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva

Instagram