BLOG

Irresponsabilidade na Copa

O lateral da seleção uruguaia, Álvaro Pereira (joga no São Paulo), se recusou a sair de campo após sofrer uma concussão e ficar desacordado por pelo menos dois minutos. Os jogadores perceberam o estado do atleta durante um lance de perigo do ataque da Inglaterra, quando Raheem Sterling acabou batendo com o joelho na testa de Pereira. O atendimento foi chamado.

O médico do Uruguai pediu substituição, o que era recomendado de acordo com os protocolos de sociedades de neurologia e da própria FIFA, mas isso não aconteceu. Pereira gritou e gesticulou para a comissão técnica que não queria sair e teve o pedido atendido.

A irresponsabilidade da comissão técnica poderia ter causado um problema grave para o atleta. Se Alvaro Pereira sofresse um próximo trauma na região da cabeça, uma lesão cerebral seria praticamente inevitável.

O lance aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. A raça uruguaia ficou evidente no ocorrido, mas o lateral deveria ter deixado o jogo por precaução. De acordo com as sociedades médicas, em nenhum momento a vida de um atleta pode ser colocada em risco. E quem faz as avaliações nesses casos são os médicos (médico e atleta discutiram na lateral do campo).

Mais notícias e informações no twitter @drdanielmma e na Fan Page facebook.com/ortopediadoesporte.

mais posts

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…

Joelho estalando, por que isto acontece?

Publicado em 15.11.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho
  Você sabia que a maioria dos estalos no joelho são normais? Agora, se o seu joelho, além de estalar, está doendo, fique atento ao vídeo e ao…

Pesagem Teixeira versus Bader

Publicado em 03.09.2013
Categorias: MMA
Esta semana, o UFC quebra um pouco a sua rotina e acontece na quarta-feira, dia 4 de setembro, com Teixeira versus Bader, lutando em Belo Horizonte. Já por…

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

Publicado em 05.08.2013
Categorias: MMA, Ortopedia
José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com…

Instagram