BLOG

Georges St-Pierre: ” TOC interrompeu a carreira “

Em entrevista ao canal de TV canadense CBC, o agora ex-campeão revelou que teve diagnosticado Transtorno Obsessivo Compulsivo (ou TOC), uma das principais doenças psiquiátricas da atualidade, como principal motivo para sua parada na carreira.

GSP explicou:

“Como competidor, como lutador, isso foi uma boa coisa porque me fazia melhor, eu ficava completamente obcecado em ser o melhor artista marcial. Todos os dias, tudo que eu fazia era para atingir um objetivo. Só que a mesma obsessão que tinha com meu trabalho, em me tornar melhor, estava me deixando maluco”.

“Foi por isso que decidi parar. Eu não chamo de aposentadoria, porque não sei se será uma, mas vou ficar longe das competições por um tempo. Lutei isso por muito tempo. Primeiro eu fazia porque era divertido, eu amava. Então a diversão se tornou negócios. Então com os negócios vieram as críticas, as expectativas, a pressão. Você vira o alvo e todo mundo quer o que você tem. Então eu me tornei obsessivo como um louco. Por isso tive de sair, para me manter mentalmente saudável”.

Segundo a psicóloga clínica, Marina Forville de Carvalho, o TOC é um transtorno de ansiedade que se caracteriza pela presença de compulsões ou obsessões (Pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e recorrentes que são experimentados em algum momento durante o transtorno como intrusivos e impróprios e que causam acentuada ansiedade ou desconforto. Além disso, por comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, organizar, verificar), ou atos mentais (rezar, contar, repetir palavras em silêncio) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente.

O tratamento da doença é medicamentoso e através da terapia cognitivo comportamental, com excelentes resultados.

Siga @drdanielmma no twitter e acompanhe a página do blog Ortopedia do Esporte no Facebook.

mais posts

SURF E LESÕES. PREVINA-SE

Publicado em 05.01.2015
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
O verão está ai, e as praias estão cheias de praticantes do surf. A maioria das lesões são causados ​​por colisões com outros surfistas na água, prancha ou com…

Na onda Bolt no Mundial de Atletismo de Moscou

Publicado em 14.08.2013
Categorias: Ortopedia
“O campeão voltou”. O grito já é famoso no futebol e foi hino este ano na final da Copa das Confederações, quando o Brasil foi campeão com goleada…

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…

Uma chance é tudo o que você precisa

Publicado em 12.09.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Jesse Owens, o atleta que desafiou o nazismo ao conquistar 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, estaria completando 100 anos hoje, 12 de setembro de…