BLOG

Esportes de luta: Lesões na cabeça

A maioria das lesões na cabeça são leves, sem conseqüências a longo prazo. Podem danificar o couro cabeludo , crânio, cérebro ou olhos. No entanto, existem situações que podem causar risco de morte. Por isso, não devemos julgar este grupo de lesões pela aparência, uma vez que, danos cerebrais e outros podem ocorrer sem alterações perceptíveis.

Quando ocorre um golpe na cabeça, o cérebro sofre uma desaceleração brusca, podendo ser comprimido dentro do crânio. Além disso, pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana devido a um hematoma cerebral após lesão

Os sintomas iniciais freqüentemente surgem logo após o trauma. Em casos menores , incluem uma leve dor de cabeça, podendo ou não ser associada a algum corte ou hematoma na face ou couro cabeludo. Importante é, independente do tipo lesão, a observação dos sintomas por especialista dentro das primeiras 24 – 48 horas,além de exames complementares para diagnóstico.

 

Tratamento:

– Exames raios-X para avaliação de fraturas, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para avaliação cerebral

– Caso necessário, observação dentro do hospital por algumas horas até dias, dependendo da gravidade

O principal tratamento é o repouso e observação cuidadosa .

 

Se você tem uma dor de cabeça forte , um corte que requer pontos, teve perda de consciência (mesmo breve ), se você está preocupado com a gravidade da lesão , ou se desenvolver sintomas adicionais você deve ir ao hospital imediatamente.

Na próxima semana falaremos sobre a concussão, uma lesão que necessita grande cuidado, principalmente para o retorno ao esporte.

 

Siga:

www.facebook.com/ortopediadoesporte
@drdanielmma
dr_danielcarvalho

mais posts

Lesão do joelho na academia, o que é perigoso?

Publicado em 19.06.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
Os exercícios dentro da academia, quando bem orientados, trazem muitos benefícios. Isso todo mundo já sabe, e cada vez mais, a busca por profissionais habilitados para a prescrição…

Uma chance é tudo o que você precisa

Publicado em 12.09.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Jesse Owens, o atleta que desafiou o nazismo ao conquistar 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, estaria completando 100 anos hoje, 12 de setembro de…

SURF E LESÕES. PREVINA-SE

Publicado em 05.01.2015
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
O verão está ai, e as praias estão cheias de praticantes do surf. A maioria das lesões são causados ​​por colisões com outros surfistas na água, prancha ou com…

18 de Outubro – Dia do Médico

Publicado em 18.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Parabéns a todos os médicos e suas famílias. É muito gratificante poder partilhar com os colegas data tão importante, que nos faz lembrar o quanto amamos a profissão.…

Instagram