BLOG

Esportes de luta: Lesões na cabeça

A maioria das lesões na cabeça são leves, sem conseqüências a longo prazo. Podem danificar o couro cabeludo , crânio, cérebro ou olhos. No entanto, existem situações que podem causar risco de morte. Por isso, não devemos julgar este grupo de lesões pela aparência, uma vez que, danos cerebrais e outros podem ocorrer sem alterações perceptíveis.

Quando ocorre um golpe na cabeça, o cérebro sofre uma desaceleração brusca, podendo ser comprimido dentro do crânio. Além disso, pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana devido a um hematoma cerebral após lesão

Os sintomas iniciais freqüentemente surgem logo após o trauma. Em casos menores , incluem uma leve dor de cabeça, podendo ou não ser associada a algum corte ou hematoma na face ou couro cabeludo. Importante é, independente do tipo lesão, a observação dos sintomas por especialista dentro das primeiras 24 – 48 horas,além de exames complementares para diagnóstico.

 

Tratamento:

– Exames raios-X para avaliação de fraturas, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para avaliação cerebral

– Caso necessário, observação dentro do hospital por algumas horas até dias, dependendo da gravidade

O principal tratamento é o repouso e observação cuidadosa .

 

Se você tem uma dor de cabeça forte , um corte que requer pontos, teve perda de consciência (mesmo breve ), se você está preocupado com a gravidade da lesão , ou se desenvolver sintomas adicionais você deve ir ao hospital imediatamente.

Na próxima semana falaremos sobre a concussão, uma lesão que necessita grande cuidado, principalmente para o retorno ao esporte.

 

Siga:

www.facebook.com/ortopediadoesporte
@drdanielmma
dr_danielcarvalho

mais posts

Tendinites no Joelho

Publicado em 27.04.2017
Categorias: Cirurgia do Joelho
      Tendinites no joelho O que é? Caracterizada por uma dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões, a doença é um processo inflamatório que acomete…

Dor no joelho

Publicado em 22.08.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho
  – Problema comum que pode se originar em qualquer uma das estruturas ósseas comprometendo a articulação (fêmur, tíbia, fíbula), a patela (rótula), os ligamentos, meniscos e cartilagem.…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

MANUAL DO CORREDOR: TENDINITE DE AQUILES

Publicado em 14.04.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
Todas as modalidades esportivas que envolvem  CORRIDA e saltos submetem o tendão de Aquiles a uma sobrecarga importante. Apesar de ser o maior e mais forte tendão do…

Instagram