BLOG

Esportes de luta: Lesões na cabeça

A maioria das lesões na cabeça são leves, sem conseqüências a longo prazo. Podem danificar o couro cabeludo , crânio, cérebro ou olhos. No entanto, existem situações que podem causar risco de morte. Por isso, não devemos julgar este grupo de lesões pela aparência, uma vez que, danos cerebrais e outros podem ocorrer sem alterações perceptíveis.

Quando ocorre um golpe na cabeça, o cérebro sofre uma desaceleração brusca, podendo ser comprimido dentro do crânio. Além disso, pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana devido a um hematoma cerebral após lesão

Os sintomas iniciais freqüentemente surgem logo após o trauma. Em casos menores , incluem uma leve dor de cabeça, podendo ou não ser associada a algum corte ou hematoma na face ou couro cabeludo. Importante é, independente do tipo lesão, a observação dos sintomas por especialista dentro das primeiras 24 – 48 horas,além de exames complementares para diagnóstico.

 

Tratamento:

– Exames raios-X para avaliação de fraturas, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para avaliação cerebral

– Caso necessário, observação dentro do hospital por algumas horas até dias, dependendo da gravidade

O principal tratamento é o repouso e observação cuidadosa .

 

Se você tem uma dor de cabeça forte , um corte que requer pontos, teve perda de consciência (mesmo breve ), se você está preocupado com a gravidade da lesão , ou se desenvolver sintomas adicionais você deve ir ao hospital imediatamente.

Na próxima semana falaremos sobre a concussão, uma lesão que necessita grande cuidado, principalmente para o retorno ao esporte.

 

Siga:

www.facebook.com/ortopediadoesporte
@drdanielmma
dr_danielcarvalho

mais posts

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

Publicado em 11.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste)…

Demian Maia versus Jake Shields em Barueri

Publicado em 21.08.2013
Categorias: MMA
Ingressos já estão à venda para o UFC Night Fight de Barueri, que acontece no dia 9 de outubro. Defendendo o Brasil, Demian Maia enfrenta o norte-americano Jake Shields, ex-campeão…

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Publicado em 17.04.2014
Categorias: Ortopedia
Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir…

Sábado tem UFC Rio4 e hoje tem Neymar e Messi

Publicado em 02.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Só para mencionar o quanto é perceptível a diferença publicitária de hoje em relação as estreias de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo ou Ronaldinho Gaucho no Barcelona. Pouco se…

Instagram