BLOG

Esportes de Luta: Concussões

Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma

CONCUSSÃO

A concussão é uma lesão no cérebro causada por um golpe na cabeça, provocando uma alteração súbita na função cerebral. Os primeiros sintomas são semelhantes à dos traumatismos cranianos mais graves, como a hemorragia. A diferença é que os sintomas de uma concussão devem mostrar melhora constante ao longo de um curto período de tempo após a lesão inicial ( 24 – 48hs) .

ortopedia do esporte

 

Os sinais e sintomas de uma concussão incluem a perda temporária da consciência , confusão, perda de memória sobre o evento relacionado ao trauma , bem como algum tempo antes ou depois ( amnésia ) , tonturas, dor de cabeça, leve falta de coordenação , náuseas e vômitos, e incapacidade de concentração.

Estes sintomas geralmente melhoram em poucas horas ou dias.

concussao 2

 

SÍNDROME DO SEGUNDO IMPACTO

É um edema cerebral rápido e fatal. Pode ocorrer se um atleta que teve uma concussão, sofrer outro impacto na cabeça – mesmo um menor – antes da melhora dos sintomas da primeira concussão.

Mesmo após a recuperação , a chance deste atleta sofrer outra concussão pode ser quatro vezes maior do que em atletas que nunca  tiveram uma.

 

SÍNDROME PÓS CONCUSSIONAL

Depois de uma concussão , algumas pessoas desenvolvem a síndrome pós- concussional.

Um conjunto de sintomas que podem seguir uma concussão. Estes incluem: dor de cabeça , falta de concentração , perda de memória leve, irritabilidade, dificuldade em dormir, pesadelos e , por vezes, transtornos de personalidade leve e mudanças de comportamento. O tratamento consiste em espera até que os sintomas desapareçam . Não existem tratamentos ou medicamentos que diminuam o tempo de recuperação .

 

RETORNO AO ESPORTE

Diretrizes de retorno ao esporte visam  diminuir os riscos de novas lesões e síndrome do segundo impacto, levando-se em conta a gravidade da lesão

Se você ainda tiver sinais ou sintomas de uma concussão , ou se o exercício por si só reproduz os sintomas , voltar ao esporte não é permitido.

Como uma segunda concussão (especialmente dentro de três meses após o primeiro) pode resultar em danos cerebrais permanentes e até mesmo a morte , algumas diretrizes recomendam que você não faça esportes de contato por três meses.
Siga:

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte
@drdanielmma
dr_danielcarvalho

 

mais posts

Fraturas por estresse são bem comuns

Publicado em 25.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Começamos definindo a palavra estresse, que, no caso de fratura, nada tem a ver com o estado mental, de saúde ou de espírito do indivíduo. Falamos de carga…

Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior em Curitiba

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia, Tratamento
CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR  As lesões de ligamento cruzado anterior não podem ser s    uturadas, devendo ser substituído por um enxerto de tendão. O enxerto é…

Dor na Patela do Corredor

Publicado em 07.06.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
  A dor mais comum no joelho do corredor é a dor patelofemural ( dor atras da patela) representando 20% de todas as lesões da corrida O principal…

Dicas para atividade física no Outono-Inverno

Publicado em 25.03.2014
Categorias: Medicina Esportiva
O post de hoje é sobre a prevenção. O verão terminou e muitas pessoas que aproveitaram a temporada de calor para começar uma atividade física devem continuar com…

Instagram