BLOG

Esportes de Luta: Concussões

Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma

CONCUSSÃO

A concussão é uma lesão no cérebro causada por um golpe na cabeça, provocando uma alteração súbita na função cerebral. Os primeiros sintomas são semelhantes à dos traumatismos cranianos mais graves, como a hemorragia. A diferença é que os sintomas de uma concussão devem mostrar melhora constante ao longo de um curto período de tempo após a lesão inicial ( 24 – 48hs) .

ortopedia do esporte

 

Os sinais e sintomas de uma concussão incluem a perda temporária da consciência , confusão, perda de memória sobre o evento relacionado ao trauma , bem como algum tempo antes ou depois ( amnésia ) , tonturas, dor de cabeça, leve falta de coordenação , náuseas e vômitos, e incapacidade de concentração.

Estes sintomas geralmente melhoram em poucas horas ou dias.

concussao 2

 

SÍNDROME DO SEGUNDO IMPACTO

É um edema cerebral rápido e fatal. Pode ocorrer se um atleta que teve uma concussão, sofrer outro impacto na cabeça – mesmo um menor – antes da melhora dos sintomas da primeira concussão.

Mesmo após a recuperação , a chance deste atleta sofrer outra concussão pode ser quatro vezes maior do que em atletas que nunca  tiveram uma.

 

SÍNDROME PÓS CONCUSSIONAL

Depois de uma concussão , algumas pessoas desenvolvem a síndrome pós- concussional.

Um conjunto de sintomas que podem seguir uma concussão. Estes incluem: dor de cabeça , falta de concentração , perda de memória leve, irritabilidade, dificuldade em dormir, pesadelos e , por vezes, transtornos de personalidade leve e mudanças de comportamento. O tratamento consiste em espera até que os sintomas desapareçam . Não existem tratamentos ou medicamentos que diminuam o tempo de recuperação .

 

RETORNO AO ESPORTE

Diretrizes de retorno ao esporte visam  diminuir os riscos de novas lesões e síndrome do segundo impacto, levando-se em conta a gravidade da lesão

Se você ainda tiver sinais ou sintomas de uma concussão , ou se o exercício por si só reproduz os sintomas , voltar ao esporte não é permitido.

Como uma segunda concussão (especialmente dentro de três meses após o primeiro) pode resultar em danos cerebrais permanentes e até mesmo a morte , algumas diretrizes recomendam que você não faça esportes de contato por três meses.
Siga:

 

www.facebook.com/ortopediadoesporte
@drdanielmma
dr_danielcarvalho

 

mais posts

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Publicado em 17.04.2014
Categorias: Ortopedia
Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir…

MANUAL DO CORREDOR: FRATURA POR ESTRESS

Publicado em 25.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
As fraturas por estress podem atingir até 20% de todas as lesões esportivas. O número é considerado alto e são comuns em diferentes modalidades como o atletismo, futebol, basquete,…

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Publicado em 07.04.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia
Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da…

Dicas para atividade física no Outono-Inverno

Publicado em 25.03.2014
Categorias: Medicina Esportiva
O post de hoje é sobre a prevenção. O verão terminou e muitas pessoas que aproveitaram a temporada de calor para começar uma atividade física devem continuar com…

Instagram