BLOG

Entorse de Tornozelo

Definição: estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular e ligamentos.

As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão (para fora) ou eversão (para dentro). Quem gosta de bater uma bolinha com os amigos sabe que no futebol e em outros esportes esse tipo de lesão é muito comum, inclusive em atletas de equipes profissionais.

Tipos

  • Grau I — ligamento preservado, dor leve, edema local e pouca dificuldade no apoio.
  • Grau II — lesão ligamentar parcial. Dor intensa, edema difuso/hematoma e moderada dificuldade no apoio.
  • Grau III — ruptura ligamentar total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma. Grande dificuldade para realizar o apoio.

Causas?

Traumáticas: lesões nos esportes ou acidentes.

Não traumáticas: frouxidão ligamentar, levando a instabilidade da articulação.

Como prevenir?
O principal fator é a estabilização da articulação com exercícios de propriocepção — exercícios que simulam instabilidade no tornozelo, fazendo com que a musculatura seja estimulada, estabilizando a articulação. Tem que haver supervisão de um profissional.

Recuperação
Atualmente, para evitar a imobilização da articulação, tem-se utilizado muito o tratamento funcional, com mobilização e fisioterapia precoce, mesmo que as lesões sejam de Grau mais elevado (II ou III).

Já em casos de fratura, a imobilização é necessária. Na grande maioria dos casos, a cirurgia pode ser evitada, mas ela ainda é um último recurso a ser utilizado.

Abraços, até a próxima.

Siga o twitter @drdanielmma e acompanhe as últimas notícias da medicina e do esporte.

mais posts

Como funciona o corte de peso de um atleta do UFC

Publicado em 04.10.2014
Categorias: MMA
Matéria publicada pelo UFC com o atleta Gleison Tibau, mostrando os bastidores de um dia de pesagem oficial. Horas antes, todos os atletas passam pela avaliação médica da…

Manual do Corredor: Calor e Hidratação

Publicado em 19.01.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
As temperaturas estão altas e todo cuidado é necessário na hora de realizar seu treino A corrida promove a produção de calor pelo organismo que eleva a temperatura…

Pré-temporada do Atlético-PR e Rogério Ceni

Publicado em 15.10.2013
Categorias: Ortopedia
Interessante observar a dificuldade das equipes em manter a pegada durante todo o Campeonato Brasileiro. Especialmente este ano, alguns dos principais jogares dos maiores clubes de futebol do…

MANUAL DO CORREDOR: CANELITE

Publicado em 18.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
  Nome popular da síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia ( inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e…

Instagram