BLOG

Entorse de Tornozelo

Definição: estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular e ligamentos.

As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão (para fora) ou eversão (para dentro). Quem gosta de bater uma bolinha com os amigos sabe que no futebol e em outros esportes esse tipo de lesão é muito comum, inclusive em atletas de equipes profissionais.

Tipos

  • Grau I — ligamento preservado, dor leve, edema local e pouca dificuldade no apoio.
  • Grau II — lesão ligamentar parcial. Dor intensa, edema difuso/hematoma e moderada dificuldade no apoio.
  • Grau III — ruptura ligamentar total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma. Grande dificuldade para realizar o apoio.

Causas?

Traumáticas: lesões nos esportes ou acidentes.

Não traumáticas: frouxidão ligamentar, levando a instabilidade da articulação.

Como prevenir?
O principal fator é a estabilização da articulação com exercícios de propriocepção — exercícios que simulam instabilidade no tornozelo, fazendo com que a musculatura seja estimulada, estabilizando a articulação. Tem que haver supervisão de um profissional.

Recuperação
Atualmente, para evitar a imobilização da articulação, tem-se utilizado muito o tratamento funcional, com mobilização e fisioterapia precoce, mesmo que as lesões sejam de Grau mais elevado (II ou III).

Já em casos de fratura, a imobilização é necessária. Na grande maioria dos casos, a cirurgia pode ser evitada, mas ela ainda é um último recurso a ser utilizado.

Abraços, até a próxima.

Siga o twitter @drdanielmma e acompanhe as últimas notícias da medicina e do esporte.

mais posts

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

Publicado em 11.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste)…

Esportes de luta: Lesões na cabeça

Publicado em 21.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
A maioria das lesões na cabeça são leves, sem conseqüências a longo prazo. Podem danificar o couro cabeludo , crânio, cérebro ou olhos. No entanto, existem situações que…

MANUAL DO CORREDOR: CANELITE

Publicado em 18.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
  Nome popular da síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia ( inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…