BLOG

Entendendo um pouco + a Ortopedia

A Ortopedia tem relação com a Traumatologia, que é especialidade médica dedicada a cuidar dos traumatismos do aparelho musculoesquelético. O foco principal são o atendimento a lesões dos ossos, tendões, coluna, bacia, membros superiores e inferiores.

O médico ortopedista pode tratar de pacientes com traumas diversos, realizar cirurgias, tratar de fraturas ósseas, orientar e tratar pacientes com problemas de postura, má formação óssea, coluna e pode se especializar na área que melhor lhe interessar. É por isso que ouvimos muito dos pacientes os comentários de que tal profissional é especialista em joelho, ombro, etc. Essa especialização, inclusive, é tida como requisito importante no mercado de trabalho, segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Atuação com o esporte
A prática desportiva tem crescido bastante no Brasil. Em capitais como Curitiba, por exemplo, os parques se transformam em espaços para diversas atividades, amadoras e profissionais. A ortopedia está presente na área esportiva para cuidar da saúde dos aparelhos locomotor e esquelético dos praticantes de exercício físico em geral e para auxiliar os atletas de alta performance a atingirem os seus objetivos, tratando-os das lesões e corrigindo a postura esquelética para seu melhor desempenho.

Curiosidade
O Dia do Ortopedista é comemorado em 19 de Setembro.

Dúvidas e sugestões? Entre em contato.

@drdanielmma

mais posts

Assessoria Médica Esportiva Serginho Moraes

Publicado em 18.11.2013
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Foto antes da cirurgia | Arquivo pessoal O lutador Serginho Moraes foi operado do joelho na manhã desta segunda-feira (18), após ter sido cortado na semana passada do…

Precaução e segurança nos esportes

Publicado em 10.01.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
O início de 2014 foi um tanto quanto conturbado para dois esportistas muito queridos mundialmente: Anderson Silva, que fraturou a tíbia ao perder a chamada “luta do século”…

MANUAL DO CORREDOR: FASCIÍTE PLANTAR

Publicado em 11.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
É a principal causa de dor no calcanhar do atleta de corrida. Ao contrário do que se imaginava, o processo local não é inflamatório e sim degenerativo (desgaste)…

NO PAIN, NO GAIN? Dor nos esportes, fique atento

Publicado em 02.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
A dor é um fenômeno fisiológico de extrema importância para a manutenção da integridade dos órgãos e tecidos. É definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada…

Instagram