BLOG

Em ano de Copa a bruxa anda solta

Em anos especiais como este de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, jogadores de futebol de alto nível costumam sentir um frio na espinha só de ouvir a palavra LESÃO. Nesta semana, um susto com o atacante Neymar, do Barcelona, trouxe essa sensação gelada para perto dos torcedores brasileiros que sonham em ver o ex-craque do Santos se tornando hexacampeão mundial com Felipão.

Na última quarta, na disputa da final da Copa do Rei, entre Barcelona e Real Madrid, vencida por 2 a 1 pelo Real, Neymar sofreu um edema na região do quarto metatarso do pé esquerdo. A recuperação é de pelo menos um mês, o que quer dizer que Neymar não joga mais pelo Barça antes da Copa. Haveria, talvez, uma chance do ídolo entrar em campo contra o Atlético de Madrid, pela última rodada do Espanhol, mas apenas se correr tudo bem com o tratamento, que deve incluir o uso bota imobilizadora rígida. Até lá, um pouco de dor e hematoma evidente devem incomodar o apoio do pé no chão.

daniel-carvalho-ortopedia-curitiba-pe-esquerdo-neymar-2

Lesões na Seleção Brasileira

Imediatamente nos vem em mente os tratamentos de Ronaldo Fenômeno, Branco e Romário, quando o baixinho ficou de fora de uma Copa, Branco voltou para cobrar uma falta incrível contra a Holanda na disputa do Tetra, e R9 superou violentas lesões no joelho para nos trazer o Penta. Pelo menos no caso de Neymar, o edema não o tiraria da Copa. Claro que sem avaliar o jogador não é carreto fazer suposições, mas a dor em um caso desses seria suportável a partir de 30 dias. E em prol de uma disputa de título de mundial no Maracanã Neymar até se esqueceria se ela ainda estivesse por ali.

Desde que foi contratado pelo Barcelona, essa já é a segunda lesão de Neymar. Conhecido pelos dribles desconcertantes, ele é muito caçado em campo, sendo até compreensível que infortúnios aconteçam.

Outro craque lesionado

O lateral-esquerdo Jordi Alba também saiu machucado do clássico. Ele teve uma ruptura no bíceps femoral da perna direita e o tempo de recuperação é de três a quatro semanas. E para não perder o jeito de crise que se instalou no clube, outro que sofre com uma lesão com uma sobrecarga na parte posterior da coxa esquerda é o zagueiro Bartra. Essa pelo menos não é tão grave.

Acompanhe mais notícias no twitter @drdanielmma ou pela Fan Page facebook.com/ortopediadoesporte.

mais posts

DOR NO JOELHO? DOR NA PATELA

Publicado em 30.03.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas) Apresenta-se de duas formas: – Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente…

Lesão de Neymar motiva equipe de Felipão

Publicado em 04.07.2014
Categorias: Ortopedia
Neymar fora da Copa. Inacreditável, mas não foi por cartão amarelo, não foi por indisciplina, não foi por bobagem do craque, mas por uma entrada violenta de um…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

Aula de Lesões Traumáticas no MMA

Publicado em 02.04.2014
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Nesta semana, fui convidado pela Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da UFPR (LIAME) para ministrar uma aula sobre “Lesões Traumáticas no MMA”, no auditório da Ortopedia do Hospital de…