BLOG

Dúvidas sobre torções e lesões de joelho

Na prática esportiva, as lesões no joelho são bastante comuns. A palavra lesão até parece um pouco pesada para o tema, mas os problemas de joelho são mesmo frequentes e alguns deles podem tirar o atleta da sua atividade por um longo período.

No caso de um atleta profissional, se houver, por exemplo, uma torção no joelho, o prejuízo é enorme, tanto pela questão emocional quanto pelos investimentos “perdidos” pelos patrocinadores e equipe defendida pelo atleta, seja de futebol, basquete, vôlei ou outra modalidade. No atleta amador, a dor de cabeça pode ser ainda maior, já que não há “cobrança” em cima do tratamento e algumas pessoas nem sequer procuram um médico ortopedista, levando a situação do jeito que dá.

Tipos de lesões
No esporte, basicamente, o joelho pode sofrer dois tipos de lesões:

  • Contusões (traumas diretos por pancadas, comuns em esportes de contato).
  • Torções (traumas indiretos, normalmente causados quando o pé está travado no chão e a perna roda).

As contusões podem lesionar os tendões e os ossos do fêmur e tíbia. Com isso aparecem os edemas ósseos, que são inflamações da medular óssea, a parte mais interna do osso. Nesses casos, se não acontecerem imprevistos, o tratamento é rápido, baseado em tipos específicos de fisioterapia e analgésicos para minimizar a dor. Agora, quando o caso de contusão é de luxação da patela, por ser mais grave, é preciso tratamento específico para cada caso.

Por natureza, as torções já são consideradas mais graves e costumam incomodar mais. O fato do pé estar apoiado no chão, provoca um giro mais violento do joelho e isso acarreta três tipos básicos de problemas:

  • Lesões da cartilagem articular.
  • Lesão de menisco.
  • Lesões ligamentares (ligamento cruzado anterior, cruzado posterior, colaterais).

Hoje em dia, tudo é muito bem documentado e os esportistas tem uma grande chance de sucesso em sua recuperação, mesmo em casos cirúrgicos. A chave para uma recuperação plena e sem sequelas é o diagnóstico, que deve ser feito o quanto antes por um especialista.

Dica para evitar lesões
Prevenção. Essa palavra deve estar no vocabulário de todo o atleta. No caso dos ossos, músculos e tendões, os exercícios preventivos devem ser levados à risca. São trabalhos de fortalecimento específicos para cada esporte. Como exemplo, citando o futebol, por conta da vinda da Copa do Mundo para o Brasil, em 2014, a FIFA lançou recentemente o programa 11+, que visa justamente prevenir lesões no joelho de atletas de futebol.

Mais notícias e informações no Twitter @drdanielmma ou na Fan Page do Ortopedia do Esporte no Facebook.

Até a próxima.

mais posts

10 dicas para a saúde do seu joelho

Publicado em 21.05.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
    1. Pratique esportes: O esporte ajuda na melhora do condicionamento muscular e controle do peso   2. Faça um acompanhamento médico: A avaliação clínica detecta possíveis…

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Publicado em 07.05.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores   Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a…

A dor muscular não deve ser ignorada

Publicado em 14.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
Quem nunca sofreu com dores musculares pelo menos uma vez na vida? Chamada de mialgia, acomete qualquer parte do corpo devido à tensão nos músculos. As causas mais…

Infecção tira McCall do combate contra Lineker

Publicado em 08.11.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Horas após a pesagem para o UFC Uberlândia, Ian McCall foi cortado do comain event da noite devido a um quadro de virose. A perda de peso e…

Instagram