BLOG

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da falta preparo da musculatura. No entanto, existem situações em que a patela tem uma TENDÊNCIA À SAIR DO LUGAR, A LUXAÇÃO DA PATELA.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Lado esquerdo, posicionamento normal da patela. Lado direito, luxação da patela

Cabe uma observação : o termo LUXAÇÃO geralmente é empregado de forma ERRADA, trazendo uma idéia de que é um problema SEM IMPORTÂNCIA. A LUXAÇÃO É UMA LESÃO GRAVE E OCORRE QUANDO A PATELA SAI DO LUGAR DE CONTATO COM O FÊMUR   DEFINIÇÃO: Subluxação = quando a patela não sai totalmente do lugar – Luxação  = quando a patela sai do lugar ( muitas vezes pode voltar sozinha ou algimas vezes, necessitar ser recolocada pelo médico no hospital)

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

CAUSAS: – Traumáticas: aquela que ocorre após um trauma local na patela, deslocando do seu lugar. Geralmente,  nesses casos, ocorre lesão do ligamento patelofemural medial –  Anatômicas : são as mais COMUNS e estão relacionadas com ALTERAÇÕES NO FORMATO DA PATELA E JOELHO que contribuem para que ela saia do lugar.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Ressonância Magnética: Seta mostra lesão do ligamento patelofemural medial, que faz a sustentação da patela

DIAGNÓSTICO: Definir quais alterações são importantes para que a patela saia do lugar. O RAIO X e a TOMOGRAFIA  identificam quais alterações no formato do joelho contribuem para a luxação. A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, identifica as lesões da cartilagem e lesão do ligamento patelofemural medial

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Raio x do joelho mostrando a patela fora do lugar

  COMO PREVINIR: Reequilíbrio muscular orientado por profissional habilitado, visando o trabalho da musculatura do quadríceps, principalmente o músculo vasto medial oblíquo. No entanto, muitos casos podem necessitar CIRURGIA DO JOELHO   TRATAMENTOS: Conservador:

  • Controle da dor, logo após uma luxação
  • Após controle da dor: treinar a Flexibilidade + Resistência / Força muscular.
  • Orientação das amplitudes dos aparelhos na musculação

Cirúrgico: Existem vários tipos de cirurgia e o mais o importante é o ESPECIALISTA DE JOELHO, identificar quais fatores corrigir durante a cirurgia. NOS CASOS EM QUE A PATELA SAI DO LUGAR COM FREQUÊNCIA E QUE NÃO OBTIVERAM RESULTADOS DE MELHORA COM O TRATAMENTO CONSERVADOR. Siga nossa fanpage: https://www.facebook.com/ortopediadoesporte

mais posts

A medicina e a Copa do Mundo em Curitiba

Publicado em 21.02.2014
Categorias: Ortopedia
Enfim, definidas para valer as sedes da Copa do Mundo no Brasil. Curitiba viveu dias difíceis, quase não foi confirmada por conta do atraso nas obras da Arena…

Sábado tem UFC Rio4 e hoje tem Neymar e Messi

Publicado em 02.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Só para mencionar o quanto é perceptível a diferença publicitária de hoje em relação as estreias de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo ou Ronaldinho Gaucho no Barcelona. Pouco se…

Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Publicado em 07.05.2016
Categorias: Cirurgia do Joelho, Manual do corredor
Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores   Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a…

Benefícios do exercício na piscina

Publicado em 11.12.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Há algumas semanas, respondi algumas perguntas para uma reportagem sobre atividades físicas na água. Achei o tema interessante e resolvi repassar para vocês os tópicos principais, pois não…

Instagram