LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

| 07.abr.2015 | Postado por

Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da falta preparo da musculatura. No entanto, existem situações em que a patela tem uma TENDÊNCIA À SAIR DO LUGAR, A LUXAÇÃO DA PATELA.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Lado esquerdo, posicionamento normal da patela. Lado direito, luxação da patela

Cabe uma observação : o termo LUXAÇÃO geralmente é empregado de forma ERRADA, trazendo uma idéia de que é um problema SEM IMPORTÂNCIA. A LUXAÇÃO É UMA LESÃO GRAVE E OCORRE QUANDO A PATELA SAI DO LUGAR DE CONTATO COM O FÊMUR   DEFINIÇÃO: Subluxação = quando a patela não sai totalmente do lugar – Luxação  = quando a patela sai do lugar ( muitas vezes pode voltar sozinha ou algimas vezes, necessitar ser recolocada pelo médico no hospital) LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO   CAUSAS: – Traumáticas: aquela que ocorre após um trauma local na patela, deslocando do seu lugar. Geralmente,  nesses casos, ocorre lesão do ligamento patelofemural medial –  Anatômicas : são as mais COMUNS e estão relacionadas com ALTERAÇÕES NO FORMATO DA PATELA E JOELHO que contribuem para que ela saia do lugar.

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Ressonância Magnética: Seta mostra lesão do ligamento patelofemural medial, que faz a sustentação da patela

DIAGNÓSTICO: Definir quais alterações são importantes para que a patela saia do lugar. O RAIO X e a TOMOGRAFIA  identificam quais alterações no formato do joelho contribuem para a luxação. A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, identifica as lesões da cartilagem e lesão do ligamento patelofemural medial

LUXAÇÃO DA PATELA DR DANIEL CARVALHO

Raio x do joelho mostrando a patela fora do lugar

  COMO PREVINIR: Reequilíbrio muscular orientado por profissional habilitado, visando o trabalho da musculatura do quadríceps, principalmente o músculo vasto medial oblíquo. No entanto, muitos casos podem necessitar CIRURGIA DO JOELHO   TRATAMENTOS: Conservador:

  • Controle da dor, logo após uma luxação
  • Após controle da dor: treinar a Flexibilidade + Resistência / Força muscular.
  • Orientação das amplitudes dos aparelhos na musculação

Cirúrgico: Existem vários tipos de cirurgia e o mais o importante é o ESPECIALISTA DE JOELHO, identificar quais fatores corrigir durante a cirurgia. NOS CASOS EM QUE A PATELA SAI DO LUGAR COM FREQUÊNCIA E QUE NÃO OBTIVERAM RESULTADOS DE MELHORA COM O TRATAMENTO CONSERVADOR. Siga nossa fanpage: https://www.facebook.com/ortopediadoesporte