20110110111928_profissional-avalia-paciente-com-sindrome-de-dor-femoropatelar - Cópia

| 30.mar.2015 | Postado por

A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas)

Apresenta-se de duas formas:

Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente dor atrás da patela e é conhecida como Síndrome Femoropatelar Dolorosa.

Instabilidade Patelar Objetiva, em que a patela tem uma tendência a sair do lugar ( luxação da patela ).

Neste capítulo abordaremos sobre A DOR FEMOROPATELAR, que muitas vezes pode levar a um quadro bem conhecido, a CONDROMALÁCEA ( lesão da cartilagem da patela).

DEFINIÇÃO:

Dor femoropatelar = dor que surge na região anterior do joelho, atrás da patela (Dor ao subir/descer escadas, correr, praticar esportes ou permanecer muito tempo sentado)

Condromalácea = quando esta dor é causada pela lesão da cartilagem da patela (Dor ao subir/descer escadas, correr, praticar esportes ou permanecer muito tempo sentado).

condromalácea ortopedia do esporte

Äreas de lesão da cartilagem da patela mostrando irregularidade da superfície – CONDROMALÁCEA

CAUSAS: vários fatores, principalmente genéticos relacionados com o formato do joelho e desequilíbrio da musculatura dos membros inferiores relacionados ao sedentarismo. Muitos casos estão relacionados aos erros de treinamento e abuso em determinados exercícios.  ( mau planejamento esportivo). estas alterações levam ao aumento da pressão na articulação causando a dor e muitas vezes a lesão da cartilagem.

CONDROMALÁCEA ORTOPEDIA DO ESPORTE

Biomecânica do joelho: a seta FRFP mostra a direção do aumento da pressão que leva a dor

DIAGNÓSTICO: além da análise clínica, a avaliação através dos exames de raio x, tomografia e ressonância magnética são fundamentais

COMO PREVINIR: reequilíbrio muscular orientado por profissional habilitado. Nos casos em que ocorra a CONDROMALÁCEA, é fundamental o diagnóstico do grau da lesão da cartilagem e reprogramação das atividades esportivas.

TRATAMENTOS:

Conservador:

• Controle da dor
  • Flexibilidade + Resistência / Força muscular (trabalho excênctrico).
  • Orientação das amplitudes dos aparelhos na musculação
  • Nos casos de CONDROMALÁCEA, utilização de medicamentos que protegem a cartilagem ( condroprotetores orais) e viscosuplementação ( ÁCIDO HIALURÔNICO http://www.ortopediadoesporte.com.br/acido-hialuronico-artrose-do-joelho/ ).

condromalácea ortopedia do esporte

CUIDADOS NA EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS NA ACADEMIA

CIRÚRGICO:

• Reservado para os casos de CONDROMALÁCEA que não melhoram com o tratamento conservador. MUITO CRITÉRIO