BLOG

DOR NO JOELHO? DOR NA PATELA

A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas)

Apresenta-se de duas formas:

Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente dor atrás da patela e é conhecida como Síndrome Femoropatelar Dolorosa.

Instabilidade Patelar Objetiva, em que a patela tem uma tendência a sair do lugar ( luxação da patela ).

Neste capítulo abordaremos sobre A DOR FEMOROPATELAR, que muitas vezes pode levar a um quadro bem conhecido, a CONDROMALÁCEA ( lesão da cartilagem da patela).  

DEFINIÇÃO:

Dor femoropatelar = dor que surge na região anterior do joelho, atrás da patela (Dor ao subir/descer escadas, correr, praticar esportes ou permanecer muito tempo sentado)

Condromalácea = quando esta dor é causada pela lesão da cartilagem da patela (Dor ao subir/descer escadas, correr, praticar esportes ou permanecer muito tempo sentado).

condromalácea ortopedia do esporte

Äreas de lesão da cartilagem da patela mostrando irregularidade da superfície – CONDROMALÁCEACAUSAS: vários fatores, principalmente genéticos relacionados com o formato do joelho e desequilíbrio da musculatura dos membros inferiores relacionados ao sedentarismo. Muitos casos estão relacionados aos erros de treinamento e abuso em determinados exercícios.  ( mau planejamento esportivo). estas alterações levam ao aumento da pressão na articulação causando a dor e muitas vezes a lesão da cartilagem.

CONDROMALÁCEA ORTOPEDIA DO ESPORTE

Biomecânica do joelho: a seta FRFP mostra a direção do aumento da pressão que leva a dor

 

DIAGNÓSTICO: além da análise clínica, a avaliação através dos exames de raio x, tomografia e ressonância magnética são fundamentais

COMO PREVINIR: reequilíbrio muscular orientado por profissional habilitado. Nos casos em que ocorra a CONDROMALÁCEA, é fundamental o diagnóstico do grau da lesão da cartilagem e reprogramação das atividades esportivas.

TRATAMENTOS:

Conservador:

  • Controle da dor
  • Flexibilidade + Resistência / Força muscular (trabalho excênctrico).
  • Orientação das amplitudes dos aparelhos na musculação
  • Nos casos de CONDROMALÁCEA, utilização de medicamentos que protegem a cartilagem ( condroprotetores orais) e viscosuplementação ( ÁCIDO HIALURÔNICO http://www.ortopediadoesporte.com.br/acido-hialuronico-artrose-do-joelho/ ).

condromalácea ortopedia do esporte

CUIDADOS NA EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS NA ACADEMIA

CIRÚRGICO:

  • Reservado para os casos de CONDROMALÁCEA que não melhoram com o tratamento conservador. MUITO CRITÉRIO

mais posts

Ufc Fight Night Pezão X Mir – Suspensões Médicas

Publicado em 23.02.2015
Categorias: Imprensa, MMA
Comunicado Oficial – Suspensões Médicas UFC Fight Night Porto Alegre   A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) dispõe abaixo a lista dos lutadores que participaram do UFC…

José Aldo e Chan Sung apresentam fraturas

Publicado em 05.08.2013
Categorias: MMA, Ortopedia
José Aldo manteve o título dos Pesos Penas no UFC Rio4, disputado no sábado, mas poderia ter sido diferente. Durante o primeiro round, após um chute defendido com…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

Manual do Corredor. Corrida na Esteira ou na Rua

Publicado em 07.04.2016
Categorias: Ortopedia
Sempre uma dúvida para quem esta iniciando ou até mesmo para o corredor mais experiente. Mas afinal, qual a diferença?   A corrida na esteira é mais fácil,…