manual do corredor

| 07.jun.2016 | Postado por

 

A dor mais comum no joelho do corredor é a dor patelofemural ( dor atras da patela) representando 20% de todas as lesões da corrida

O principal sintoma é a dor atras da patela no inicio leve somente durante a corrida, mas torna-se progressivamente mais intensa e cada vez mais em repouso.

manual do corredor

Muitas teorias sobre a natureza da dor no joelho são investigadas, e, ao contrário de outras lesões, como lesões dos meniscos, normalmente não há nenhuma anormalidade estrutural associado com esta dor, bem como, nenhuma alteração nos exames de imagem ( rx e ressonancia).

Tratamento e Prevenção

  • Evite a corrida até voce obter uma avaliação se existe ou não um fator causal para a sua dor
  • Em alguns casos o simples fato de diminuir o volume ( km de treino ) e a intensidade ( velocidade), podem acabar com a dor. Nestes casos, o limite de treino é o limite da dor, desde que o seu médico tenha liberado.
  • Converse com seu treinador para que ele realize uma avaliação de como voce esta correndo. Tipo de pisada, cadência da corrida e posicionamento do tronco durante a execução são fatores importantes e que podem causar a dor anterior no joelho
  • Fraqueza nos rotadores externos do quadril também são frequentes. Em corredores cujos estabilizadores do quadril são fracos, a coxa tende a girar internamente quando o pé entra em contato com o solo. Este é um movimento compensatório que é realizado inconscientemente para permitir a estabilidade da pelve que pode inclinar-se lateralmente e levar ao que se chama de valgo dinâmico ( joelho em X), que aumenta a pressão na articulação da patela com o femur.
  • A pisada com calcanhar e o aumento do chamado overstrading ( distancia entre o centro de gravidade e o toque do pé no chão quando se faz a passada) tambem são fatores de sobrecarga nesta articulação. Então, se você é um corredor “ calcanhar” e com dor na femuropatelar, voce precisa treinar uma pisada com o mediopé ou ponta do pé, bem como, aumentar a sua cadência ( número de passadas por minuto)
  • Se voce já esta acostumado com uma linha de tenis e estiver sem dor, mantenha esta escolha que voce não terá problemas