BLOG

Dor na Patela do Corredor

 

A dor mais comum no joelho do corredor é a dor patelofemural ( dor atras da patela) representando 20% de todas as lesões da corrida

O principal sintoma é a dor atras da patela no inicio leve somente durante a corrida, mas torna-se progressivamente mais intensa e cada vez mais em repouso.

 

Muitas teorias sobre a natureza da dor no joelho são investigadas, e, ao contrário de outras lesões, como lesões dos meniscos, normalmente não há nenhuma anormalidade estrutural associado com esta dor, bem como, nenhuma alteração nos exames de imagem ( rx e ressonancia).

Tratamento e Prevenção

  • Evite a corrida até voce obter uma avaliação se existe ou não um fator causal para a sua dor
  • Em alguns casos o simples fato de diminuir o volume ( km de treino ) e a intensidade ( velocidade), podem acabar com a dor. Nestes casos, o limite de treino é o limite da dor, desde que o seu médico tenha liberado.
  • Converse com seu treinador para que ele realize uma avaliação de como voce esta correndo. Tipo de pisada, cadência da corrida e posicionamento do tronco durante a execução são fatores importantes e que podem causar a dor anterior no joelho
  • Fraqueza nos rotadores externos do quadril também são frequentes. Em corredores cujos estabilizadores do quadril são fracos, a coxa tende a girar internamente quando o pé entra em contato com o solo. Este é um movimento compensatório que é realizado inconscientemente para permitir a estabilidade da pelve que pode inclinar-se lateralmente e levar ao que se chama de valgo dinâmico ( joelho em X), que aumenta a pressão na articulação da patela com o femur.
  • A pisada com calcanhar e o aumento do chamado overstrading ( distancia entre o centro de gravidade e o toque do pé no chão quando se faz a passada) tambem são fatores de sobrecarga nesta articulação. Então, se você é um corredor “ calcanhar” e com dor na femuropatelar, voce precisa treinar uma pisada com o mediopé ou ponta do pé, bem como, aumentar a sua cadência ( número de passadas por minuto)
  • Se voce já esta acostumado com uma linha de tenis e estiver sem dor, mantenha esta escolha que voce não terá problemas

 

 

 

mais posts

Dicas para atividade física no Outono-Inverno

Publicado em 25.03.2014
Categorias: Medicina Esportiva
O post de hoje é sobre a prevenção. O verão terminou e muitas pessoas que aproveitaram a temporada de calor para começar uma atividade física devem continuar com…

Dedé Pederneiras fala do treinamento de José Aldo

Publicado em 01.08.2013
Categorias: Medicina Esportiva, MMA, Ortopedia
Interessante saber que durante o treinamento preparatório para uma luta de MMA, normalmente, o lutador disputa um round a mais do que o determinado na luta oficial. Por…

Fraturas por estresse são bem comuns

Publicado em 25.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Começamos definindo a palavra estresse, que, no caso de fratura, nada tem a ver com o estado mental, de saúde ou de espírito do indivíduo. Falamos de carga…

Manual do corredor: Princípios do Treinamneto

Publicado em 11.12.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva
Preparação Física: Princípios do Treinamento Em qualquer atividade física, a preparação física tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo. Uma “preparação de base” bem feita é necessária…

Instagram