BLOG

Dedé Pederneiras fala do treinamento de José Aldo

Interessante saber que durante o treinamento preparatório para uma luta de MMA, normalmente, o lutador disputa um round a mais do que o determinado na luta oficial. Por exemplo, se a disputa estiver programada para 3 rounds, a rotina diária de treinos contabiliza 4 rounds, para que o condicionamento físico se aperfeiçoe ainda mais. Pelo menos tem sido assim para José Aldo, que defende o título neste sábado dia 3, no UFC Rio 4, marcado para a Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Quem falou sobre a preparação foi o seu treinador, Dedé Pederneiras, em entrevista ao vivo no SportTV Tá na Área, na última terça-feira, que teve até depoimento do Anderson Silva falando a respeito do mestre Dedé, com quem já treinou em Curitiba.

“A luta pelo cinturão é em 5 rounds, por isso todo mundo que vai disputar o título treina 6 rounds durante cinco dias da semana e ainda passa pela preparação física no sábado”, revelou Pederneiras. Fora isso, para entrar no peso a alimentação começa  mudar pelo menos uma semana antes da luta, com o atleta passando a ingerir alimentos menos gordurosos a cada três horas, com a última refeição bem tarde da noite, incluindo líquidos. Sabe-se que José Aldo sofre um pouco pela dificuldade em perder peso, mas deve estar no ponto para defender o cinturão.

Quando perguntado sobre o risco de derrota e a quantas anda o psicológico de Aldo depois de ver a derrota de Anderson Silva, o treinador disse que “todo mundo que entra no ringue tem 50% de chances de vitória ou derrota”, mas considera seu atleta preparado para o nocaute ou finalização. “Aposto em José Aldo, mesmo estando ali do lado de fora”, afirmou.

A defesa do cinturão será diante de Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, escalado de última hora, após lesão de Anthony Pettis.

Troca de adversário
A notícia da semana foi a lesão no joelho do americano Anthony Pettis, durante treino no Rio de Janeiro, logo depois de participar de uma sessão de mídia para promover a luta com José Aldo. Pior do que isso, na última quarta-feira, 31 de agosto, o atleta também ficou sabendo que não poderá lutar no UFC 164, em sua cidade natal de Milwaukee. A notícia é do ESPN.com, divulgada pela assessoria médica do UFC em Las Vegas. O prazo para voltar aos treinos é de quatro a seis semanas.

Assista a participação de Dedé Pederneiras no Arena.

UFC 163 – Rio 4
3 de agosto
Arena da Barra, no Rio de Janeiro

Card principal

  • José Aldo x Chan Sung Jung – pelo cinturão peso-pena
  • Lyoto Machida x Phil Davis
  • Cezar Mutante x Thiago Marreta
  • John Lineker x José Maria ‘Sem Chance’

 Card preliminar

  • Vinny Magalhães x Anthony Perosh
  • Sheila Gaff x Amanda Nunes
  • Neil Magny x Serginho Moraes
  • Thales Leites x Tom Watson
  • Rani Yahya x Josh Clopton
  • Ian McCall x Iliarde Santos
  • Viscardi Andrade x Bristol Marunde
  • Francimar Bodão x Ednaldo Oliveira

mais posts

Manual do corredor: Biomecânica

Publicado em 28.11.2014
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia
A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício. Neste capítulo, abordaremos…

MMA: Belfort pega Henderson pelos meio-pesados

Publicado em 06.11.2013
Categorias: MMA
No sábado 9 de novembro, o brasileiro Vitor Belfort e o americano Dan Henderson lutam em Goiânia pelos meio-pesados (até 93Kg), em evento que revive o Pride 32,…

Manual do Corredor: Como ocorrem as lesões?

Publicado em 05.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Ortopedia
Durante a corrida o corpo recebe sobrecargas de até três vezes o próprio peso. De forma gradual e, com o treinamento, o organismo se adapta naturalmente à absorção…

Lesão do joelho na academia, o que é perigoso?

Publicado em 19.06.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Ortopedia
Os exercícios dentro da academia, quando bem orientados, trazem muitos benefícios. Isso todo mundo já sabe, e cada vez mais, a busca por profissionais habilitados para a prescrição…

Instagram