BLOG

Cuidados com a nova onda do Crossfit

De tempos em tempos uma nova onda surge como a “mais completa e revolucionária” forma de praticar atividade física. Agora é o CrossFit, que como em todas as outras modalidades, atrai inúmeras pessoas em busca de resultados mágicos e imediatos. E a qualidade de vida? Essa, pelo visto, vai ficando em segundo plano, pois tenho atendido cada vez mais pessoas que iniciaram a tal atividade e sofreram algum tipo de lesão.

O que é Crossfit

Desenvolvido pelos ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren, o Crossfit possui três conceitos para se chegar ao condicionamento físico dito ideal.

 

Primeiro conceito – trabalho de 10 capacidades ou aptidões físicas tais como:

·         Resistência cardiorrespiratória.

·         Resistência muscular.

·         Força.

·         Flexibilidade.

·         Potência.

·         Velocidade.

·         Coordenação.

·         Agilidade.

·         Equilíbrio.

·         Precisão.

 

Segundo conceito – execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória. Fazer bem qualquer atividade, através de exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

 

Terceiro conceito – estimular e utilizar as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física.

·         Atividades de maior potência: exercícios que duram aproximadamente 10 segundos.

·         Potência moderada: exercícios com duração acima de 10 segundos a poucos minutos

·         Baixa potência: exercícios com duração de vários minutos que utilizam a energia da gordura armazenada

 

 

Opinião a respeito

O Crossfit veio para acrescentar mais uma modalidade de atividade física estimulante ao praticante, pois desafia, a cada sessão, a melhoria do desempenho. Além disso, trabalha valências fisiológicas de forma conjunta sem aquele tédio de uma sessão de musculação ou de um treino aeróbio em uma esteira.

No entanto, MUITO CUIDADO, os exercícios realizados durante as sessões de crossfit são exercícios complexos, que trabalham mais de uma musculatura ao mesmo tempo, exigindo do praticante uma execução precisa para evitar lesões.

 

Dicas

· Iniciantes-  priorize a execução adequada dos exercícios nos três primeiros meses, como forma de adaptação.

· Avaliação ortopédica– Faça, principalmente, uma avaliação da coluna lombar, já que os exercícios exigem muito da coluna (agachamentos/levantamento olímpico, etc.)

· TODO MUNDO PODE FAZER CROSSFIT?- Depende. Uma precisa avaliação dos objetivos do exercício, associada à uma periodização do treino por profissional habilitado, são a chave para evitar lesões, cada vez mais frequentes nos consultórios médicos.

mais posts

MANUAL DO CORREDOR: CANELITE

Publicado em 18.03.2015
Categorias: Manual do corredor, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
  Nome popular da síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia ( inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e…

LUXAÇÃO DA PATELA, UMA LESÃO GRAVE

Publicado em 07.04.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia
Como conversamos anteriormente, a dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas). Na sua grande maioria, em virtude da…

Conheça as lesões mais comuns no surf

Publicado em 28.11.2013
Categorias: Ortopedia
A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica…

Manual do Corredor: Riscos da passada larga

Publicado em 18.07.2016
Categorias: Manual do corredor
Deseja executar uma corrida saudável para sempre? Cerca de 65-75% dos corredores irão experimentar alguma lesão ao longo de 1 ano. Isso faz com que a execução correta…

Instagram