A maioria das lesões são causados por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica ocasional, como uma água-viva ou arraia. Segundo os últimos estudos mencionados no livro do Dr. Clayton Everline, especialista em Medicina para esportes oceânicos, o índce de lesões no surf mais comuns são:
1. Dilacerações (cortes)
2. Contusões
3. Torções e Distensões
4. Fraturas
As estatísticas de lesões para os surfistas profissionais, em comparação com os surfistas recreacionais, são surpreendentemente próximas. Isso faz sentido, considerando a natureza do surf. Portanto, é importante tomar alguns pequenos cuidados para evitar as lesões mais comuns. Lembre-se, as lesões acima são as mais comuns, mas contusões e outros acidentes mais graves acontecem todos os dias ao redor do mundo.
O melhor método será sempre a prevenção através da educação. Pensando nisso, use o sistema de amigo:
Iniciante
Procure se familiarizar com o que, e quem, está ao seu redor; e com que tipo de situações você está lidando acima e abaixo da água. Um dos erros mais comuns dos surfistas iniciantes, e de nível intermediário, é não saber o seu limite ou não identificar as mudanças repentinas nas condições do mar.
Pesquise
Saiba tudo sobre as condições de surf do dia. Tenha certeza que você irá dar conta do “pico”, assim sendo, reserve um tempo antes da caída para entender a topografia (areia, rocha, lava, coral ou combo). Isso será a diferença entre aproveitar a viagem da sua vida e ou uma viagem para a hospital.
Fonte: Matéria do Dr. Tim Brown, especialista em medicina do esporte e co-diretor médico da ASP.