BLOG

ARP quer reforma na Pesagem das lutas

A pesagem em esportes de luta, como o MMA/UFC, é sempre um momento de sacrifício. Um dia antes de um evento, o atleta precisa entrar no peso de sua categoria como requisito de classificação. O momento é tão importante que, em muitos casos, são cometidos verdadeiros exageros contra a saúde, como não beber água para provocar a desidratação, indução ao vômito, sauna seca e uso proposital de laxantes. Infelizmente, tais práticas ainda são realidade.

Na tentativa de evitar os ditos maus comportamentos dos lutadores, na última semana a Association Of Ringside Physicians (ARP), associação da qual faço parte com certificação internacional, diz ter chegado a um consenso sobre algumas diretrizes que deverão ser seguidas pelas comissões atléticas que organizam as lutas. Seriam regras não muito difíceis de serem cumpridas, entre elas um controle constante do peso, que deixaria de ser apenas 24 horas antes da luta, para ocorrer durante os treinamentos.

A ARP recomenda uma reforma inserindo programas anuais de controle de peso. Cogita-se até mesmo inserir outras categorias mais condizentes com a realidade cotidiana dos atletas, bem como, fazê-los passar por exames, com resultados catalogados em um banco de dados internacional. Tal remodelagem do antigo sistema passa por projetos educacionais para técnicos, atletas, empresários e promotores, mostrando que uma rotina saudável de alimentação e exercícios é muito mais segura para todos.

Vamos acompanhar o andamento desse processo. O tema é polêmico porque pretende quebrar paradigmas. Comportamentos excessivos durante a pesagem são quase que tradicionais, mesmo que perigosos. A aceitação não deverá ser fácil.

Mais informações em inglês clicando no link.

Acompanhe meus posts no twitter @drdanielmma e no Fan Page facebook.com/ortopediadoesporte.

Até a próxima!

mais posts

UFC FIGHT NIGHT PORTO ALEGRE – PEZÃO X MIR

Publicado em 20.02.2015
Categorias: MMA
   

DOR NO JOELHO? DOR NA PATELA

Publicado em 30.03.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas) Apresenta-se de duas formas: – Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente…

Assessoria Médica Esportiva Serginho Moraes

Publicado em 18.11.2013
Categorias: Imprensa, Medicina Esportiva, MMA
Foto antes da cirurgia | Arquivo pessoal O lutador Serginho Moraes foi operado do joelho na manhã desta segunda-feira (18), após ter sido cortado na semana passada do…

Sedentarismo no Brasil atinge 46% da População

Publicado em 23.06.2015
Categorias: Ortopedia
O Ministério do esporte, após realizar uma ampla pesquisa ( Diagnóstico Nacional do Esporte) com mais de 8.000 entrevistados, concluiu que cerca de 46% da população brasileira é…

Instagram