BLOG

A medicina e a Copa do Mundo em Curitiba

Enfim, definidas para valer as sedes da Copa do Mundo no Brasil. Curitiba viveu dias difíceis, quase não foi confirmada por conta do atraso nas obras da Arena da Baixada, mas a festa ficaria sem graça com a capital paranaense de fora. A seleção da Espanha, uma atração à parte que todos os brasileiros querem enfrentar no mundial, também fica por aqui, no CT do Caju, centro de treinamentos do Atlético Paranaense. Uma festa.

Claro que sabemos dos pontos negativos da Copa no Brasil, como o alto investimento em estádios e pouco investimento em outras áreas, como a pesquisa técnica na medicina, por exemplo, mas não vamos entrar em detalhes. Hoje o papo é sobre as lesões no futebol, citando como exemplo o caso do atacante Fred, jogador que está na lista de Felipão.

Na semana que passou, Fred antecipou o seu retorno aos gramados depois ter sofrido lesão na coxa direita, demonstrando que o tratamento realizado pela equipe médica do Fluminense foi acertado. A notícia é boa para a Seleção Brasileira e para a medicina esportiva. Saber que Fred está 100% fisicamente é um alívio para a comissão técnica. Para nós, médicos, casos como o de Fred e de tantos outros atletas profissionais demonstram claramente a evolução da medicina esportiva, o que é importante para os esportes, patrocinadores e atletas.

A corrida para o Brasil fazer a melhor Copa de todos os tempos continua. A fase final de testes de qualidade dos estádios, mobilidade, aeroportos e hotelaria está chegando à reta final. Um bom teste para as companhias aéreas será o movimento do carnaval que se aproxima. O blog Ortopedia do Esporte ficará de olho nas notícias, afinal, dedicamos muito do nosso trabalho à área esportiva.

Até a próxima!

Acompanhe mais notícias pelo twitter @drdanielmma e pela nossa página no Facebook facebook.com/ortopediadoesporte.

 

mais posts

CABMMA segue Comissão de Nevada e proíbe TRT

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Após Vitor Belfort desistir da disputa do Cinturão dos Médios pela proibição do uso do TRT, Dr. Márcio Tannure, chefe do comitê médico da Comissão Atlética Brasileira de…

Prevenindo lesões nos esportes

Publicado em 15.11.2016
Categorias: Medicina Esportiva
    Praticar esportes competitivos ou por diversão é uma excelente maneira de mantê-lo em boas condições físicas. E se você sofre uma lesão, o tempo longe da…

Fraturas por estresse são bem comuns

Publicado em 25.10.2013
Categorias: Medicina Esportiva
Começamos definindo a palavra estresse, que, no caso de fratura, nada tem a ver com o estado mental, de saúde ou de espírito do indivíduo. Falamos de carga…

Cuidados com a nova onda do Crossfit

Publicado em 28.02.2014
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
De tempos em tempos uma nova onda surge como a “mais completa e revolucionária” forma de praticar atividade física. Agora é o CrossFit, que como em todas as…

Instagram