BLOG

A medicina e a Copa do Mundo em Curitiba

Enfim, definidas para valer as sedes da Copa do Mundo no Brasil. Curitiba viveu dias difíceis, quase não foi confirmada por conta do atraso nas obras da Arena da Baixada, mas a festa ficaria sem graça com a capital paranaense de fora. A seleção da Espanha, uma atração à parte que todos os brasileiros querem enfrentar no mundial, também fica por aqui, no CT do Caju, centro de treinamentos do Atlético Paranaense. Uma festa.

Claro que sabemos dos pontos negativos da Copa no Brasil, como o alto investimento em estádios e pouco investimento em outras áreas, como a pesquisa técnica na medicina, por exemplo, mas não vamos entrar em detalhes. Hoje o papo é sobre as lesões no futebol, citando como exemplo o caso do atacante Fred, jogador que está na lista de Felipão.

Na semana que passou, Fred antecipou o seu retorno aos gramados depois ter sofrido lesão na coxa direita, demonstrando que o tratamento realizado pela equipe médica do Fluminense foi acertado. A notícia é boa para a Seleção Brasileira e para a medicina esportiva. Saber que Fred está 100% fisicamente é um alívio para a comissão técnica. Para nós, médicos, casos como o de Fred e de tantos outros atletas profissionais demonstram claramente a evolução da medicina esportiva, o que é importante para os esportes, patrocinadores e atletas.

A corrida para o Brasil fazer a melhor Copa de todos os tempos continua. A fase final de testes de qualidade dos estádios, mobilidade, aeroportos e hotelaria está chegando à reta final. Um bom teste para as companhias aéreas será o movimento do carnaval que se aproxima. O blog Ortopedia do Esporte ficará de olho nas notícias, afinal, dedicamos muito do nosso trabalho à área esportiva.

Até a próxima!

Acompanhe mais notícias pelo twitter @drdanielmma e pela nossa página no Facebook facebook.com/ortopediadoesporte.

 

mais posts

Kelly Slater fratura dedos do pé esquerdo

Publicado em 05.11.2014
Categorias: Medicina Esportiva, Ortopedia
  Kelly Slater confirmou nesta Terça-feira em seu instagram que sofreu fratura em dois dedos do pé esquerdo enquanto treinava em Cloudbreak Fiji na semana passada. Segundo Slater,…

Lesão de Neymar motiva equipe de Felipão

Publicado em 04.07.2014
Categorias: Ortopedia
Neymar fora da Copa. Inacreditável, mas não foi por cartão amarelo, não foi por indisciplina, não foi por bobagem do craque, mas por uma entrada violenta de um…

Esportes de Luta: Concussões

Publicado em 28.08.2014
Categorias: Medicina Esportiva, MMA
Na última semana abordamos sobre as lesões na cabeça em esportes de luta. Neste novo texto, falaremos sobre as consequências mais graves desse tipo de trauma CONCUSSÃO A…

DOR NO JOELHO? DOR NA PATELA

Publicado em 30.03.2015
Categorias: Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva, Ortopedia, Tratamento
A dor na patela é a dor mais frequente ao nível do joelho (20 – 40% das queixas) Apresenta-se de duas formas: – Instabilidade Subjetiva, em que ocorre somente…