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A dor muscular não deve ser ignorada

Quem nunca sofreu com dores musculares pelo menos uma vez na vida? Chamada de mialgia, acomete qualquer parte do corpo devido à tensão nos músculos. As causas mais comuns são: o esforço excessivo (sobrecarga além da capacidade usual do indivíduo), alterações posturais, microtraumas de repetição ou até mesmo o estresse.

A dor é um mecanismo de autoproteção que alerta o corpo para a possibilidade de surgirem lesões. Diante de estímulos químicos, térmicos ou mecânicos, as terminações nervosas “avisam” ao organismo que há o risco de o músculo ser danificado.

Vários fatores influenciam no aparecimento das dores: tipo de esporte, nível de preparação, falta de orientação de especialista entre outros. Um fator sempre questionado é a alimentação. Dietas restritivas em carboidratos e níveis de proteína abaixo do recomendado, podem predispor à dor e à lesões.

Sem dúvida, a dor muscular é a dor mais comum no ser humano. Podem ser agudas ( surgem depois de um esforço físico exagerado, e se manifestam durante um período específico de tempo) ou crônicas (persistentes). A dor crônica não deve ser ignorada, mais ainda, se for localizada. O desconforto/dor muscular após uma atividade física deve regredir em 48/72hs, caso isto não ocorra, procure seu médico para uma avaliação mais específica

dor-muscular ortopedia do esporte

FIQUE ATENTO:

– Distúrbios hormonais, como hiper e hipotireoidismo, que promovem dores musculares e estão geralmente ligados a sinais como aumento ou diminuição da sensação de calor ou frio;

– Disfunções hidroeletrolíticas, como hiper ou hipocalemia (alteração de controle de potássio no sangue), apresentando aumento de incidência de dores musculares e câimbras;

– Fadiga crônica, fibromialgia, infecções virais e bacterianas, gripes e lúpus

– Estatinas, medicamentos prescritos para tratamento de colesterol alto, igualmente provocadores do problema.

Dores musculares também surgem por movimentos repetitivos. Basta lembrar dos digitadores que, comumente, sofrem com desconforto nos músculos dos antebraços. Descanso é fundamental

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